Jovens: Em Espírito e em verdade – a essência da adoração cristã Lição 10: A adoração sem conhecimento


Professoras e professores, observem estas orientações: 
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A adoração sem conhecimento.
- Introduzam o estudo do tema com a aplicação da dinâmica “Adoração”.
- Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Adoração
Objetivos:
Introduzir o estudo sobre adoração.
Desenvolver rapidez de raciocínio e ação.
Material: 
05 cartolinas e pincel atômico
Observação: Caso não haja condição de utilizar cartolina, pois há necessidade de mesa para apoiá-la, use folhas de papel ofício e caneta.
Procedimento:
Antes da aula:
Escrevam cada pergunta abaixo numa cartolina.
Onde adorar?
A quem adorar?
Como adorar?
Para que adorar?
Quem deve adorar?
Durante a aula:
- Dividam os alunos em grupo, de acordo com o número de perguntas(05).
- Entreguem para cada grupo uma cartolina e um pincel atômico, contendo uma pergunta.
Observação: Cada grupo recebe uma pergunta diferente, já escrita na cartolina.
- Orientem os grupos para que comecem a responder a questão que receberam, observando o tempo de 1 minuto.
- Após 1 minuto, os grupos trocam de cartolina.
Esse procedimento deve acontecer até que todos os grupos respondam todas as perguntas. 
Os participantes, quando receberem a folha do outro grupo, deverão acrescentar informações diferentes daquelas já escritas pelos colegas.
Observação: Os alunos vão reclamar que o tempo é pouco, mas não se preocupe, pois a intenção da dinâmica é que todos os grupos colaborem com informações de forma rápida em tempo reduzido.
- Quando os grupos já tiverem respondido todas as questões, o professor deve apresentar as respostas dos alunos, acrescentado outras informações ou corrigindo algo se necessário. 
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.