Lição 11 - A Bíblia ensina a respeitar os idosos



A lei de Deus, dada a Moisés, estimulava o respeito pelos idosos. Ela declarava: “Deves levantar-te diante do cabelo grisalho e tens de mostrar consideração para com a pessoa dum homem idoso.” (L 19.32). Assim, os idosos deviam ser honrados e considerados como pessoas valiosas - Provérbios 16.31; 23.22. 
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2015
ADOLESCENTES - Tema: A Bíblia, um livro atual
Comentarista: Robson Rocha
Comentário: Prof.ª Jaciara da Silva
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP


LIÇÃO 11 - A BIBLIA ENSINA A RESPEITAR OS IDOSOS

Texto Bíblico: Lv 19.32; 1 Tm 5.1,2.

Para refletir
""Levantem-se na presença dos idosos, honrem os anciãos, tema o seu Deus. Eu sou o Senhor". (Lv 19.32 - NVI)

Respeito pelos idosos
A lei de Deus, dada a Moisés, estimulava o respeito pelos idosos. Ela declarava: “Deves levantar-te diante do cabelo grisalho e tens de mostrar consideração para com a pessoa dum homem idoso.” (L 19.32). Assim, os idosos deviam ser honrados e considerados como pessoas valiosas - Provérbios 16.31; 23.22.
Embora hoje os cristãos não estejam sob a Lei mosaica, seus princípios revelam os pensamentos e as prioridades de Deus, não deixando nenhuma dúvida a respeito da grande consideração que Ele tem pelos idosos. Os membros da congregação cristã do primeiro século estavam familiarizados com esses princípios. No livro bíblico de Atos encontramos evidência disso. Entre os cristãos em Jerusalém, naquele tempo, havia algumas viúvas necessitadas. Com certeza várias eram idosas. Os apóstolos designaram sete “homens acreditados” para certificarem-se de que essas mulheres recebessem alimentos diariamente, de maneira ordeira, considerando esse cuidado especial como uma “incumbência necessária” da congregação - Atos 6.1-7.
O apóstolo Paulo aplicou à congregação cristã o princípio de ‘levantar-se diante do cabelo grisalho’. Ele disse ao jovem pastor cristão Timóteo: “Não critiques severamente um ancião. Ao contrário, trata-lhe como a um pai,  . . . as mulheres mais idosas, como a mães.” (1 Tm 5.1, 2) Embora o jovem Timóteo tivesse certa autoridade sobre cristãos idosos, ele foi orientado a não menosprezar um homem de idade. Pelo contrário, devia tratá-lo respeitosamente como a um pai. E devia mostrar a mesma consideração pelas mulheres idosas na congregação. Na verdade, o apóstolo Paulo estava admoestando Timóteo — e por extensão todos os membros da congregação cristã — a ‘se levantar diante do cabelo grisalho’.
É claro que as pessoas que respeitam a vontade de Deus não tratam os idosos com dignidade e respeito. Considere o exemplo bíblico de José, que não poupou esforços nem dinheiro para levar Jacó, seu pai, então com 130 anos de idade, para o Egito, salvando-o assim de uma falta generalizada de alimentos. Ao encontrá-lo, não o tendo visto por mais de duas décadas, José “lançou-se-lhe imediatamente ao pescoço e chorou, vez após vez”. (Gn 46.29) Bem antes de o princípio de tratar os idosos com compaixão e profundo respeito tornar-se lei para os israelitas, José refletiu o conceito de Deus por fazer isso.
Durante seu ministério, o próprio Jesus mostrou consideração pelos idosos. Ele condenou fortemente os líderes religiosos que justificavam sua atitude negligente para com os pais idosos por conta das tradições religiosas a que estavam apegados. (Mt 15.3-9) Jesus também mostrou muito carinho e preocupação com sua própria mãe. Mesmo sentindo dores horríveis pendurado na cruz, Ele certificou-se de que sua mãe idosa recebesse os devidos cuidados do apóstolo João (Jo 19.26, 27.

Deus não abandona os que lhe são leais
O salmista orou: “Não me lances fora no tempo da velhice; não me deixes quando meu poder falhar.” (Sl 71.9) Deus não ‘lança fora’ seus servos fiéis mesmo quando eles próprios acham que já passaram da idade e não são mais úteis. O salmista não se sentia abandonado por Deus, mas reconhecia sua própria necessidade de confiar cada vez mais no seu Criador à medida que ia envelhecendo. Deus corresponde a essa lealdade providenciando apoio durante toda a vida da pessoa. (Sl 18.25) Muitas vezes esse apoio vem da parte de companheiros cristãos.

Conclusão
Professor (a) enfatize aos seus alunos que em vista do que já foi mencionado, fica claro que todos os que desejam honrar a Deus devem também honrar os idosos, pois eles são, de fato, preciosos aos olhos de nosso Criador. Visto que fomos criados à imagem de Deus, que sempre manifestemos o conceito dele sobre “as cãs”. (S l 71.18.

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Prof. Jaciara da  Silva
 http://www.portalebd.org.br/index.php/adolescentes/18-adolescentes-licoes/687-licao-11-a-biblia-ensina-a-respeitar-os-idosos