Dinâmica da Lição 03: A natureza e a queda (Juvenis)

,
Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: A natureza e a queda.

- Em seguida, deguste com os seus alunos cada assunto importante da lição, sempre de forma criativa e contextualizada.
- Para finalizar, aplique a dinâmica Semeando na natureza”.

Dinâmica: Semeando na natureza
Objetivo:
Conscientizar os alunos a respeitar a natureza e entendermos o mau uso que muitos estão fazendo dela.
Material Didático:
- Copos descartáveis pequenos (tipo cafezinho) com sementes variadas, um copo para cada tipo de semente(Ex.: melancia, abóbora, maracujá, laranja, melão,  mamão, tomate, graviola, etc.). É importante que a quantidade de semente não seja menor que a quantidade de alunos, por isso dois alunos podem receber a mesma semente. Nunca mais do que isso.
01 vasilha com areia
Atividade Didática:
- Distribua com os alunos os copos com sementes variadas e solicite para que eles retirem de cada copo a sua semente e coloque-a nas mãos. Em seguida cada semente deve ser plantada na vasilha com areia.
- Leia Gl 6.7 “... tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.
- Agora diga: Ninguém planta laranja e vai colher mamão. É a semente que você usa que determina a espécie do fruto que você colherá. Isso é muito importante, porque muitas pessoas ao ignorar esse princípio se frustram esperando colheita de semente que elas nunca plantaram antes. Como se a colheita fosse uma questão de sorte. O que nasce sem esforço no campo é capim navalha, mato, espinhos... Mas o fruto saudável, precisa ser plantado e cultivado.  E o que Paulo está falando aos Gálatas é que nossa colheita vai refletir o tipo de semente que temos usado. O que significa isso na prática? Toda pessoa é livre para semear, mas não é livre para colher. É livre para semear o que quiser, quando quiser, o que quiser, mas, após a semeadura, será obrigado a colher a o que semeou e onde semeou. Fale ainda: Hoje vocês semearam nesta vasilha uma boa semente, mas não é isso que vem ocorrendo no mundo. O homem em seu estado de pecado tem destruído a natureza com acúmulo de lixo, contaminação dos recursos naturais, contaminação da água, do solo e dos alimentos por metais pesados, e o resultado desta má semeadura é: terremotos, as cheias ou inundações, os tsunamis ou maremotos, as avalanches, os deslizamentos de terra, as secas, as tempestades (tornados, tufões e furacões), os incêndios e as vagas de frio e/ou de calor, etc.
Para finalizar pergunte:
- Você está satisfeito com aquilo que tem semeado na natureza? Por que?
- Existe algo que você está semeando na natureza que não deveria ser semeado?
- Você já foi alvo de uma triste colheita na natureza por ter feito uma semeadura errada?

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Por escriba Digital


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/07/dinamica-da-licao-03-natureza-e-queda.html#ixzz3g0CAO1p9