2º Trim. 2015 - Lição 1 - O Evangelho segundo Lucas I

2º Trim. 2015 - Lição 1 - O Evangelho segundo Lucas  I
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2015
ADULTOS - JESUS, O HOMEM PERFEITO: o Evangelho de Lucas, o médico amado
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES

COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP



A) INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE

                                               Damos início a mais um trimestre letivo da Escola Bíblica Dominical e, desta feita, teremos um trimestre “bíblico”,como denominamos o trimestre em que estudamos um livro da Bíblia Sagrada.
                                               A Casa Publicadora das Assembleias de Deus, neste novo currículo, convida-nos a estudar, no segundo trimestre de 2015, o Evangelho segundo Lucas, o terceiro evangelho sinótico, ou seja, o terceiro evangelho em que há uma “sinopse”, um resumo da vida e do ministério de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
                                               É interessante notarmos o que significa a palavra “evangelho”. Esta palavra vem do grego “evangelion” (εύαγγέλιοον), cujo significado é de “boas novas”, “boas notícias”. Como ensina Marcos Calado em sua obra “O Evangelho desfigurado”, “…O termo grego (ΕΎΑΓΓΈΛΙΑ) , cujo significado é notícias de boas novas, tem origem no cenário pagão da antiga Roma. (…)em que “Boas Novas” serviam para o anúncio dos supostos feitos de imperadores que se apresentavam como milagreiros e eram anunciados como figuras messiânicas vindas do Oriente…” (O Evangelho desfigurado. Cópia encaminhada para revisão, pp.7-8).
                                               Assim, a ideia de “evangelho” era a de notícias que, de alguma forma, representavam a vinda da divindade em prol do ser humano, em seu socorro, em seu auxílio.