1º Trim. 2015 - PRIMARIOS - Lição 13: A procura de uma noiva

1º Trim. 2015 - PRIMARIOS - Lição 13: A procura de uma noiva
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMÁRIOS – CPAD
1º Trimestre 2015
Tema: Conhecendo o Livro do Começo
Comentarista: Gisele Guimarães



LIÇÃO 13 – À PROCURA DE UMA NOIVA

A paz do Senhor, professor!
Esta é a última lição do trimestre! Conseguimos, de novo, encerrar mais este revista. Parabéns pela sua força, perseverança e dedicação! Você merece os parabéns!
Nesta reta final de trimestre, não pense que seu trabalho acabou, pois é só o começo! Mesmo assim, sinta-se com dever cumprido.
Objetivo
Que o aluno creia que Deus ouve as nossas orações e as responde como e quando quer!

Nós oramos e fazemos pedidos a Deus todos os dias, e esperamos claro, que Ele responda. Às vezes tratamos Deus como se ele fosse um disque-pedido. Frequentemente agimos como crianças mimadas: se Deus responde que não, nós fechamos a cara, até queremos deixar de frequentar os cultos e nos esquecemos de que a maior parte de nós faz a mesma coisa com nossos filhos. Se você faz tudo o que seu filho quer, que tipo de amor seria esse? Ou se tivesse feito, onde seu filho estaria agora? Uma grande demonstração é dizer não, e outra maior ainda é obedecer. Não obstante, Deus não é um simples atendente que só falamos quando precisamos. É necessária uma oração amiga, de declarar seu amor, a glória dEle, contar seus planos, anseios, medos, preocupações, seus desejos mais profundos. Mesmo que Deus sonde nossos corações e conheça tudo, Ele quer que você, com sua boca, diga tudo. Que o Senhor seja seu amigo, não apenas seu Criador.


Memória em Ação
Ele me escuta quando peço ajuda e atende as minhas orações”.
(Salmo 6.9)

Explorando a Bíblia
Isaque, o filho prometido de Abraão tinha crescido, e estava na hora dele casar e ter uma família. Abraão sabia que a hora havia chegado e ele queria o melhor para o seu filho. Chamando o seu empregado de mais confiança, Abraão pediu que ele escolhesse uma esposa para seu filho na terra de seus parentes, para que eles tivessem uma família que seguissem os mandamentos do Senhor. O empregado jurou que o faria. Abraão não podia mais fazer isso, ele estava muito velho e logo morreria.

O empregado pegou camelos, carregou-os de presentes e partiu para a terra que Abraão havia nascido para encontrar uma esposa para Isaque.

Depois de muitos dias de viagem, ele chegou à cidade de Abraão e parou num poço para descansar. Então ele orou a Deus, e pediu para que Ele o indicasse a mulher certa.
            - Senhor Deus de Abraão – ele disse – me ajude a encontrar a esposa certa para Isaque.eu vou pedir água desse poço, e aquela que me dar, e além disso ainda dar pros camelos, esta será a mulher para Isaque.

Uma moça veio até o poço e encheu o seu pote com água. O empregado então pediu água.
- Claro, pode beber! – Ela disse – e darei água para os seus camelos também.

O servo de Abraão sorriu. Deus tinha preparado tudo.
- Qual é o seu nome?
- Rebeca – respondeu a moça.

Rebeca então convidou o empregado para passar a noite na casa do seu pai, pois estava anoitecendo. Então ele explicou tudo ao pai de Rebeca, que aceitou os presentes. Rebeca quis conhecer e se casar com Isaque, mesmo sem nunca ter visto ele.

No outro dia, bem cedo, o empregado e Rebeca saíram, de volta para a casa de Isaque.
Eles se apaixonaram e casaram!
Deus atendeu as orações deles e fez com que tudo desse certo.

Encerramento
Como é encerramento de trimestre, é interessante incentivar os alunos a se esforçarem mais e não desanimarem. Eles gostariam de presentes, ou recompensas, ou ao menos um elogio. Não deixe passar sem nada. Ao menos um jogo de perguntas e respostas, algo diferente, se faz necessário.

Até o próximo trimestre!
 http://www.portalebd.org.br/classes/primarios/item/4009-primarios.html
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Prof. Matheus Araujo da Silva