1º Trim. 2015 - Lição 8 - Não matarás I

1º Trim. 2015 - Lição 8 - Não matarás I
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2015
ADULTOS - OS DEZ MANDAMENTOS: valores divinos para uma sociedade em constante mudança
COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


                                                                                             
HINOS SUGERIDOS: 188, 227, 374.

ESBOÇO Nº 8
LIÇÃO Nº 8 – NÃO MATARÁS
                        Só Deus é o dono da vida.
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo dos dez mandamentos, estudaremos hoje o sexto mandamento: não matarás.
Só Deus é o dono da vida.
I – QUAL É O SEXTO MANDAMENTO
- Na sequência do estudo dos dez mandamentos, estudaremos hoje o sexto mandamento, dando início ao terceiro bloco do trimestre que diz respeito aos mandamentos relativos ao próximo, a chamada “segunda tábua da lei”, os denominados “preceitos horizontais”.
- Ao ser indagado por um doutor da lei a respeito dos mandamentos, Jesus resumiu-os a dois preceitos: “…Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.   E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt.22:37-39).
O sexto mandamento é o primeiro mandamento diretamente relacionado com o próximo, ou seja, um mandamento típico da “segunda tábua da lei”. Para os que entendem que cada tábua tem cinco mandamentos, é este o primeiro mandamento referente ao próximo.
- Mesmo para os que entendem que este mandamento é o segundo relativo ao próximo, trata-se da “primeira palavra” totalmente dirigida ao próximo, tanto que é a respeito dela que o Senhor Jesus inicia, no sermão do monte, a parte referente ao aprofundamento da lei (Mt.5:21,22).
- Lembrando, ainda, o que já se tem dito ao longo do trimestre, na “fórmula catequética” de Agostinho, adotada pela Igreja Romana e pelos luteranos, este é o “quinto mandamento”. Para os demais segmentos da Cristandade, bem como para os judeus, entretanto, este é o sexto mandamento.

 http://www.portalebd.org.br/classes/jovens-e-adultos/item/3882-1%C2%BA-trim-2015-li%C3%A7%C3%A3o-8-n%C3%A3o-matar%C3%A1s-i.html