Lição 5 - DEUS Abomina a soberba

 
Lição 5 - DEUS Abomina a soberba
Lições Bíblicas - 4º Trimestre de 2014 - CPAD - Para Jovens e Adultos
Tema: A Integridade Moral e Espiritual - O Legado Do Livro De Daniel Para A Igreja Hoje.
Comentários: pr. Elienai Cabral
Complementos, ilustrações, Questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
Questionário
NAO DEIXE DE Assistir AOS VÍDEOS DA ONDE TEMOS MAPAS Lição, FIGURAS, IMAGENS E Explicações DETALHADAS DA Lição
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
 
 
TEXTO Áureo
"Agora, POIs, eu, Nabucodonosor, louvo, e exalço, e glorifico AO Rei dos Céus; o Porque TODAS SUAS como Obras São Verdades; OS SEUS e Caminhos, Juízo, e PODE humilhar AOS Que Andam na soberba" (Dn 4.37).
 
 
VERDADE PRÁTICA
A soberba E o Pecado Que Mais afronta a Soberania divina.
 
 
Leitura Diaria
Segunda - Pv 8.13 DEUS aborrece a soberba
Terça- Pv 11.2 A soberba E afronta
Quarta - Mc 7,20-22 A soberba E o Pecado do Coração
Quinta- 1 Jo 2.16 A soberba da Vida Localidade: Não E de DEUS
Sexta- Gn 17.1; Jó 11.7 Nenhuma soberba resiste a DEUS
Sábado - 2 Cr 26,3-21 O rei Uzias ea soberba
 
Leitura Bíblica EM CLASSE - Daniel 4.10-18
10 Eram ASSIM como visões da Minha Cabeça, na Minha cama: eu estava olhando e vi UMA Árvore no Meio da terra, cuja era Altura grande; 11 crescia ESSA Árvore e se Fazia forte, de Maneira Que a SUA ALTURA ATÉ AO chegava Céu; e vista FOI ATÉ AOS confins da terra. 12 A era SUA folhagem formosa, EO Seu Fruto, abundante, e havia Nela Sustento para Todos; debaixo Dela, animais OS-do-campo achavam sombra, e como aves do Céu faziam morada nsa SEUS ramos, e Toda carne se mantinha Dela. 13 Estava vendo ISSO NAS visões da Minha Cabeça, na Minha Cama; e eis Que hum vigia, um santo, descia do Céu, 14 clamando fortemente e dizendo: Derribai ASSIM A Árvore, e cortai-LHE OS ramos, e sacudi como SUAS Folhas, e espalhai o Seu Fruto; afugentem-se OS animais de debaixo Dela e como aves dos SEUS ramos. 15 Mas o tronco, com o SUAS como raízes, deixai na terra e, com cadeias de ferro e de bronze, na erva do campo; e SEJA Molhado fazer Orvalho do Céu, ea SUA Porcão SEJA COM OS animais na grama da terra. 16 SEJA Mudado o Seu Coração, parágrafo Que Localidade: Não SEJA Mais Coração de Homem, e SEJA-LHE Dado Coração de animal; e passem SOBRE ELE Sete tempos. 17 This Sentença E POR decreto dos vigiadores, e ESTA Ordem, Por mandado dos santos; a Fim de Que conheçam OS viventes Que o Altissimo TEM SOBRE OS Reinos Domínio dos Homens; e Os da uma Quem Quer e ATÉ AO Mais Baixo dos Homens constitui SOBRE enguias. 18 ISSO em Sonho eu, rei Nabucodonosor, vi; tu, POIs, Beltessazar, dize a Interpretação; sabios OS TODOS Do Meu reino de: Não puderam Fazer-me um sabre Interpretação, MAS podés tu; POIs HÁ los ti o Espírito dos deuses santos.
 
Interação
DEUS abomina a soberba. Este Sentimento pernicioso E hum prenúncio da Queda (Pv 16.18). Como Conquistas de muitos impérios EO enriquecimento contribuíram parágrafo Que Nabucodonosor se tornasse soberbo e altivo. Entao DEUS LHE decidiu ensinar UMA Importante Lição, Assim Como havia ensinado AO Seu Povo. O rei Perdeu SUA Consciência e ficou Durante hum PERÍODO de ritmo se comportando Como hum animal. DEPOIS dEste PERÍODO TÃO Difícil, Nabucodonosor Aprendeu Que o Altissimo ESTA Acima de TODO reino e Poder Humano. O Sr. E Soberano, He remover Os Reis e Os estabelece.
Que a soberba de: Não encontre guarida NOSSOS EM Corações, nos Fazendo Agir Como Tolos. Humildes Que sejamos, honrando a DEUS los Toda A Nossa Maneira de Viver.
 
OBJETIVOS - Apos a aula, o Aluno Devera Estar apto a:
Analisar a divina Soberania na Vida de Nabucodonosor.
Saber Que DEUS falou com Nabucodonosor POR Intermédio dos Sonhos.
Compreender a Fidelidade da Pregação de Daniel Para o rei.
 
Orientação Pedagógica
Professor, parágrafo introduzir A Lição reproduza o Quadro abaixo parágrafo SEUS Alunos. Utilizando o Quadro, enfatize OS pontos fortes de Nabucodonosor e como SUAS fraquezas. Explique that this was rei Chamado, Segundo o profeta Jeremias, de "servo do Senhor" (Jr 25,9). DEUS usou Nabucodonosor parágrafo punir Seu Povo. O Sr. E Soberano, He also exalta e abate. Porem, o Coração do Rei se tornou soberbo e ELE entao experimentou o Juízo de Deus. Leia Provérbios 16.18 e conclua enfatizando OS perigos da soberba.
 
 
Nabucodonosor
Pontos fortes e Êxitos
Pontos fracos e mal posicionados
O Maior dos reis da Babilônia.
  • Considerou-se hum deus e FOI persuadido a Construir UMA Estatua de Ouro that Todos deviam Adorar.
  • Conhecido Como hum Construtor de Cidades.
  • Tornou-se extremamente orgulhoso, O Que o levou à insanidade
  • Descrito na Biblia Como hum dos Governadores Estrangeiros a QUEM DEUS usou parágrafo SEUS propósitos
  • Tendia a esquecer-se das DEMONSTRAÇÕES do Poder de Deus Que havia testemunhado.
  • Adaptado da Biblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD, p. 1099.
     
    Resumo da Lição 5 - DEUS Abomina a soberba
    I. A PROVA DA DIVINA Soberania ( Dn 4,1-3)
    1. Nabucodonosor, Chamado POR DEUS parágrafo hum Designio especial (Jr 25,9).
    2 A soberba de Nabucodonosor.
    3. Nabucodonosor Proclama a Soberania de Deus (Dn 4,1-3).
    II. DEUS FALA Novamente A Nabucodonosor POR MEIO DE SONHOS (Dn 4,4-9)
    1. DEUS Adverte Nabucodonosor atraves de hum Sonho.
    2. Daniel convocado é (Dn 4.8).
    3. Daniel Ouve O Sonho e da Um SUA Interpretação (Dn 4,19-26).
    a) Uma Árvore majestosa ( vv.11,12).
    b) Juízo e Misericórdia de São DEMONSTRAÇÕES da Soberania divina.
    c) O Papel dos Anjos Nos desígnios divinos.
    III. A Pregação DE DANIEL
    1 A Pregação de Daniel .
    2 O Pecado de Nabucodonosor los Relação EAo Pobres.
     
    SINOPSE DO topico (1) - Nabucodonosor FOI POR DEUS Chamado parágrafo UMA Missão especial, Todavía ELE deixou Que a soberba dominasse Seu Coração.
    SINOPSE DO topico (2) - DEUS, POR Intermédio de hum Sonho, falou com Nabucodonosor EO advertiu de SUA soberba.
    SINOPSE DO topico (3) - DEUS EUA Seu servo Daniel parágrafo Revelar O Sonho de Nabucodonosor e aconselhá-lo a fazer Respeito Seu Pecado.
     
    Auxílio Bibliográfico I - Subsídio Bibliográfico
    "Cumprimento e Destronização (4,28-33)
    A falha de Nabucodonosor los Prestar Atenção e voltar-se parágrafo DEUS POR Meio de hum Arrependimento Genuíno E hum Reflexo ilustrativo da Fraqueza e da perversidade Humana. Doze Meses se passaram ea Visão apavorante desvaneceu-se. TALVEZ uma Visão de: Não se tornar um VIESSE Realidade. Certo dia, EM UM Momento de glorificação Própria, o rei começou a se exultar pelas SUAS Grandes Realizações. Enquanto caminhava Pelo 'Terraço do Palácio Real ", debaixo dos SEUS PES estava o Edifício Mais Esplendido Que a Babilônia JÁ tinha Visto, adornado los Ouro com ladrilhos lustrosos de núcleos Brilhantes. Próximo fazer ficava Palácio, um Montanha e artificial OS jardins suspensos construidos parágrafo um SUA Rainha das Montanhas da mídia. This era um grande Babilônia. De UMA Pequena Cidade de hum Lado do rio Eufrates o rei havia dobrado SUA área parágrafo Os Dois Lados do rio. ELE havia enchido com Novas Construções e Templos com UMA Arquitetura distinta. He um havia cercado com muros conhecidos Pela Altura e largura.
    Com ESSE Tipo de Visão enchendo a mente ou PODEMOS Imaginar uma soberba do Rei "(Comentário Bíblico Beacon 1 ed Vol 4 Rio de Janeiro:... CPAD, 2006, p.514).
     
    Auxílio Bibliográfico II - Subsídio Teológico
    "A Restauração ea Loucura (4,33-37)
    Demente, o rei nivela-se a hum animal, e Passa a Viver AO desabrigo, EM UMA área Onde a Temperatura variava de 50 Graus Positivos nenhuma Verão, um abaixo de zero, sem inverno. Recuperado, o rei Finalmente Responde adequadamente AO Senhor. Nabucodonosor, entao: 1) glorifica a DEUS; 2) o Honra Como o Rei supremo do Universo; 3) Expressa SUA DEPENDÊNCIA totais da Vontade de Deus e, 4) reconhece Que Tudo O Que ELE FAZ E correto 'e PODE humilhar OS Que Andam na soberba "(RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Biblia: Uma Análise de Gênesis um . Apocalipse Capítulo POR Capítulo . 1 ed Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.516).  
     
    BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
    ZUCK, Roy B (Ed). Teologia fazer Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
    LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 5 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.
     
    Revista Ensinador Cristão CPAD, n º 60, p.38.
    DEUS ABOMINA A soberba
    Imaginem hum rei that ControlA como Vidas das Pessoas e decidir se ELAS Vivem OU morrem, mas de Repente, de UMA Hora parágrafo outra se tornar hum louco, um Lunático e hum irracional? Este rei Nabucodonosor FOI.
    O Capítulo 4 de Daniel Traz a Imagem de UMA Árvore Florescente REPRESENTANDO uma Figura de Nabucodonosor, o Imperador da Babilônia. Num belo dia o rei olhou parágrafo TODAS como Criações fazer Seu Império e, Consigo MESMO, viveu uma síndrome de Narciso: pensou Que era o Responsável POR TODAS como Realizações do Império  babilônico . Na Imagem apresentada a Nabucodonosor hum Homem Que anuncia uma Árvore Seria Cortada e ficariam apenas como raízes. This Árvore era o rei Nabucodonosor. Daniel FOI ISSO corajoso los anunciar a ELE!
    O Conceito de soberba
    O relato do Quarto Capítulo de Daniel demonstra o sutil, mas desastroso, a efeito da soberba. Um Comportamento excessivamente orgulhoso, arrogante e presunçoso caracteriza o Sentimento da soberba. A ideia de Poder SOBRE OS To Us Link POR si portanto E Loucura UMA. Segundo a psicóloga Rosemeire Zago, "a soberba lev O Homem de desprezar OS Superiores ea desobedecer a leis Ela nada Mais E Que o Desejo distorcido de grandeza." E Completa: "uma Pessoa Que Manifesta a soberba atribui apenas a si proprio OS Bens that possui. Tem LigAção Direta com uma ambição desmedida, a vanglória, a hipocrisia, a ostentação, a presunção, a arrogância, a altivez, a Vaidade, EO Orgulho excessivo, com a Conceito Elevado OU exagerado de si proprio ". Nabucodonosor concentrou TODAS ESTAS characteristics perdendo-se in si MESMO nenhum obscuro Mundo do Orgulho.
    Localidade: Não percamos a lucidez
    Quantas-fold Sentimos uma síndrome de narciso Como um that se abateu SOBRE Nabucodonosor? Pretendemos USAR O Nosso Raio de Influência parágrafo Fazer hum Pequeno Império Onde NÓS determinamos, impomos e mandamos SOBRE O "Destino" DAS PESSOAS. Por ISSO that Tomás de Aquino atribuiu a soberba hum Pecado Específico, embora, Como Bem retratou a psicóloga Rosemeire Zago, num Artigo publicado no UOL, uma soberba Apareça EM To Us Link Pecados. A soberba adoece a alma. Localidade: Não fomos chamados parágrafo Ser irracionais Lunaticos OU sem Exercício das Nossas funções Humanas. Por ISSO, o verdadeiro antídoto contra a ambições das Nossas Almas e Jesus de Nazaré, o Homem "manso e humilde de coração".
    Revista Ensinador Cristão. Editora CPAD. pag. 38.
     
    COMENTÁRIOS DE VÁRIOS AUTORES
    INTRODUÇÃO
    Ongeveer 25 Anos DEPOIS da SUA Ascensão e Volta ao Trono da Babilônia, Nabucodonosor Teve Mais um Sonho perturbador that requereu a Presença dos sabios do Palácio de para o interpretarem. Sete Anos se passaram from O Estado de Loucura do Rei, when DEUS o restaurou AO Trono da Babilônia. Na SUA Volta ao Trono, ELE Dá hum Testemunho Pessoal da Experiência com o DEUS de Daniel e reconhece a Soberania desse DEUS dos exilados e cativos de Judá. He reconhece that SUA Loucura era resultante de SUA soberba, Que o levou a Viver Como hum animais do-campo POR Sete Anos, comeu Que DEUS o Tirou daquela condição. E a História Que Mostra O Que Acontece com OS Que se exaltam e se tornam soberbos ante a majestade do Todo-Poderoso DEUS de Israel. E Uma História Que Revela a Soberania de DEUS SOBRE Toda a Criação e that nenhuma Criatura SUA usurpa a Glória Que LHE Pertence. Ao MESMO tempo, DEUS Revela SUA Misericórdia e Justiça capazes de SALVAR UM Homem arrependido. Nos desígnios divinos, Nabucodonosor preenchia o Propósito de Deus Para o mundo de entao. Localidade: Não HÁ nada Que DIGA Que ESSE rei tenha se convertido. Entretanto, Seu Testemunho Pessoal ACERCA fazer DEUS de Israel, DEPOIS de Toda a humilhação Que Passou, o levou a reconhecer e proclamar um TODO O Mundo Que o Senhorio Dos Reinos do Mundo de: Não era DELE, mas pertencia AO DEUS altissimo.
    Elienai Cabral. Integridade Moral e Espiritual. O Legado do Livro de Daniel Pará a Igreja Hoje. Editora CPAD. pag. 65.  
     
    A Insanidade de Nabucodonosor (4,1-37)
    This quarta História Aparece soluçar uma forma de UMA Epistola de Nabucodonosor uma SEUS súditos. O material de move-se fazer Passado (Seu Sonho-Visão interpretado POR Daniel) Para O Presente (a Profecia Sobre a insanidade do Rei). Um e moral Lição Espiritual um Ser comunicada E that Ate O Maior dos Poderes pagãos Mostra-se impotente Diante da História e das vicissitudes Que estao soluçar o Controle de Javé. Nabucodonosor Reduzido FOI AO Estado dos animais, completam ente humilhado Pelo decreto divino Que anulou Tudo Quanto ELE era e pódios Fazer. No entanto, manifes-se nessa História a Misericórdia divina, POIs o rei recebeu Permissão de voltar e Recuperar SUA Antiga Glória. Registros de Os babilonicos nada dizem SOBRE ISSO, NEM SOBRE UM PERÍODO de insanidade Pará o rei, NEM SOBRE SUA ausencia do Trono por Tempo algum, Por alguma Razão. HÁ UM relato SOBRE Nabonido, O Último rei neobabilônico, Que Esteve afastado da POR capitais Vários Anos, Tendo vivido no Deserto; mas certamente Nabucodonosor Localidade: Não ESTA los pauta Nesse relato secular.
    Por ESSE Motivo, OS Críticos supõem Que a História encontrada nenhuma Livro de Daniel SEJA UMA Adaptação fazer incidente Histórico de Nabonido, mas ISSO E apenas UMA Conjectura. SEJA com o para, Sem importar o Que possam OS Pensar Sobre a historicidade do Evento, Nao devem permitir OS that um Falta de Confirmação secular Nos furte de Lições espirituais e morais.
    Eusébio (Preparações Para o Evangelho, IX.41) relatou uma curiosa História de Como Nabucodonosor, EM Estado de Êxtase, previu that a Mula Persa se apoderaria DELE. A mula era ajudada POR UMA Mulher midianita. A E Interessante História, mas Localidade: Não sabemos se reflete algum verdadeiro incidente na Vida de Nabucodonosor.
    Champlin, Russell Norman, Antigo Testamento Interpretado versiculo POR versiculo. Editora Hagnos. pag.
     
    A Graça de DEUS É Soberana, Seu Chamado E Irresistível. Os propósitos de Deus Localidade: Não PODEM Ser frustrados. He Leva um cabo Tudo O Que Determina Fazer. Agindo DEUS, ninguem o impedirá. O apóstolo Paulo declara-: "Aos Que predestinou, a Estes also chamou; e AOS that chamou, um Estes also justificou; e AOS that justificou, a Estes also glorificou "(Rm 8,30). Daniel, nenhum Capítulo 4, a Mostra A Luta de DEUS na Salvação de Nabucodonozor. DEUS movimento OS Céus ea terra parágrafo LeVar ESSE soberbo rei à Conversão. O Livro de Daniel Mostra a Soberania de Deus na História e also na Salvação de Cada Pessoa.
    LOPES. Hernandes Dias. DANIEL Um Homem amado não Céu. Editora Hagnos. pag. 59.
    O autor dEste Capítulo E o proprio Nabucodonosor. A História concernente a Ele, Registrada Aqui, Chegou ATÉ NÓS ATRAVES das SUAS Próprias Palavras, POIs ELE MESMO como escreveu e publicou. Mas Daniel, um profeta, Por Inspiração, insere- um Seu Livro em, e FAZ UMA Parte Dela Memorável do Documento sagrado. Nabucodonosor FOI o rival Mais ousado da Soberania fazer DEUS Supremo  fazer that QUALQUÉR Outro mortais jamais pudesse ter Sido. Mas aqui a lista ELE reconhece that was justamente Vencido e admite, TALVEZ a contragosto, Que o DEUS de Israel ESTA Acima DELE. TEMOS entao: I. O Prefácio Dessa Narrativa, sem qua o rei reconhece o Dominio de DEUS SOBRE si (w 1-3.). II. A Narrativa Própria, relata onde: 1. O Sonho Que Teve Que e deixou perplexos OS Mágicos (w 1-18.). 2 Um Sonho desse Interpretação, Feita POR Daniel, mostrando that representava hum Prognosis da SUA Ruína, advertindo-o, portanto, that Deveria se arrepender e se Reformar (w. 19-27). 3 O cumprimento desse Sonho, when Nabucodonosor ficou Completamente louco Durante Sete Anos parágrafo DEPOIS Recuperar Novamente a Razão (w. 28-36). 4 E a CONCLUSÃO Dessa Narrativa com UMA humilde aceitação e Adoração a DEUS Como Senhor de Tudo e de Todos (37 v.). ISSO FOI extraído DELE ATRAVES fazer Poderoso Dominio do DEUS TEM Que o Coração dos Homens los SUAS Mãos, e se Afirma Como hum Registro da eterna comprovação da supremacia divina, um monumento à SUA Glória, um TROFÉU à SUA Vitória e UMA advertencia parágrafo Ninguem Pensar Que Podera ProsperAr se colocando Acima de DEUS OU endurecendo o Coração contra Ele.
    HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry Antigo Testamento Isaías a Malaquias. Editora CPAD. pag. 845-846.
     
    I - A PROVA DA DIVINA Soberania (Dn 4,1-3).
    1. Nabucodonosor Chamado POR DEUS parágrafo hum Designio especial (Jr 25,9).
    Nabucodonosor Localidade: Não FOI Obrigado a SERVIR AO DEUS de Israel, mas Localidade: Não PODE Fugir uma humilhação um that was submetido POR Querer usurpar a Glória Que Só Pertence AO DEUS altissimo ea None Outro deus. Localidade: Não HÁ Dúvida Que ELE FOI submetido a hum Designio especial que DEUS do Céu, o DEUS de Daniel, Ananias, Misael e Azarias. Segundo a História, Nabucodonosor FOI rei da Babilônia não PERÍODO de 605 a 462 aC MESMO Sendo hum rei pagão cumpria hum Designio especial de Correção divina AOS reis de Israel e de Judá, POR Terem se corrompido com o Sistema Mundano Que havia entrado los Israel. Ora, DEUS TEM o cetro do Domínio de Todos os Reinos do Mundo, e tinha Poder Pará Fazer com Que AQUELE Homem pagão, POR UM Designio especial, se tornasse Próspero los Seu reino e crescesse los Extensão, a Ponto de se autodenominar "rei de réis ". O profeta Jeremias, Contemporâneo fazer PERÍODO fazer Exílio de Israel e Judá na Babilônia, Diz Que DEUS chamou a Nabucodonosor de "Meu servo" (Jr 25,9). Na Verdade, Nabucodonosor FOI uma Vara de Deus de punição AO SEU Povo POR Ter Abandonado O senhor e Tomado O Caminho da idolatria e costumes pagãos DOS. Aprendemos Que DEUS, EM SUA Soberania E AQUELE "Que muda OS tempos e como Horas; ELE remover Os Reis e estabelece Os Reis "(Dn 2.21).
    Elienai Cabral. Integridade Moral e Espiritual. O Legado do Livro de Daniel Pará a Igreja Hoje. Editora CPAD. pag. 66.  
    Este versiculo Afirma com clareza Que o Senhor era uma Causa DOS verdadeiros acontecimentos. Nabucodonosor Chega a Ser Chamado de servo de Javé, e ELE saberia Realizar bem à SUA Tarefa. Haveria total de Destruição de Judá e das Nações circundantes. Essas Nações tornar-se-iam UMA piada internacional, Lugares de desolação Perpétua. Animais Selvagens se mudariam Pará como desolações that Antes tinham Sido Jerusalém, um Dourada. Ver Jer. 9,11 e 10,22. Quanto a Nabucodonosor Como servo de Javé, ver also Jer. 27,6 e 43,10.
    "Jer. 40,2 Mostra-nn that Nebuzaradã, capitão de Nabucodonosor, tinha alguma Consciência da Missão divina Que o rei da Babilônia cumpria "(Fausset, em COI.). Cf. Isaias uma SOBRE Falar Ciro Como o pastor, o ungido de Yahweh (ver Isa 44.28;. 45,1). DEUS era um Primária Causa, mas also havia Causas secundárias.
    Champlin, Russell Norman, Antigo Testamento Interpretado versiculo POR versiculo. Editora Hagnos. pag. 3066.
     
    Nabucodonosor [...] Meu servo. ESSA Expressão de: Não significa Que o monarca babilônio adorava o DEUS de Israel, mas apenas that era USADO Pelo Senhor Pará cumprir SEUS propósitos (Como No Caso de Ciro, Que É Chamado de ungido faz Senhor, EM Isaías 45,1).
    AEIF D. Radmacher: Ronald B. Allen.: H. Wayne Casa  O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento com Recursos adicionais. Editora Central Gospel. pag. 1157.
     
    Meu servo (9) Localidade: Não ESTA Nos LXX, porem Seu significado evidentemente é "Meu Instrumento". O rei babilônio e SEUS aliados deixariam a terra se Perder e levariam Para O Exílio QUEM quisessem. Gerações do norte (9). O Império Babilônico, tal predecessor Como Seu, o Assírio, fóruns Feito de muitas Raças, muitas "Gerações".
    DAVIDSON. F. Novo Comentário da Biblia. pag. 55.
     
    2 A soberba de Nabucodonosor.
    Exemplos negativos de PESSOAS Que se tornaram soberbas
    A Biblia de: Não Conta apenas como Vitórias e Conquistas dos Homens, mas Revela SUAS fraquezas e Derrotas parágrafo Que se Aprenda Lições Que envolvem Nossas Relações com DEUS e com como PESSOAS.
    Nabucodonosor E o grande Exemplo fazer Perigo da arrogância. Por Causa ESTA ELE Perdeu Seu Trono e Seu reino. A soberba E hum dos Pecados do Espírito Humano Que afeta diretamente a Soberania de Deus. Por Causa da SUA arrogância contra o Cetro fazer DEUS altissimo, Nabucodonosor, Assim Como A Árvore do Sonho, FOI cortado Ate a Raiz (v. 18). A par Profecia cumpriu-se integralmente na Vida de Nabucodonosor, e ELE, DEPOIS de humilhado, Perdeu a capacidade moral de Pensar e Decidir o Porque Seu Coração FOI Mudado, de "Coração de Homem" (v. 16) "um Coração de animal" . A levaria punição "Sete tempos" (v. 16). Na Linguagem Bíblica, Sete tempos equivalem a Sete Anos los that o monarca da Babilônia estaria agindo Como hum animais do-campo los racional total de Demência. A estupidez da Experiência amarga de Nabucodonosor FOI POR UMA demonstrada licantropía, OU SEJA, ELE FOI POR UMA dominado insanidade SEM anterior. Passou a Agir Como hum animais do Campo, o tendão de Seu Corpo Molhado Pelo Orvalho do Céu e com hum Comportamento irracional, comendo uma erva do Campo (Dn 4.25). ESSE Estado de decadencia do Rei FOI SUA Resultado de soberba Que o levou a perder o reino EO Trono ea Babilônia Esteve los decadencia politica.
    O Rei Hewdes E Outro Personagem Que se Destaca na biblia POR SUA soberba. ELE era neto de Herodes, o Grande, e Seu Nome era Agripa I that governou a Palestina Nos Anos 37-44 dC, mas FOI o Imperador de Roma Que LHE DEU o Título de rei SOBRE Israel. He Localidade: Não gozava de aprovação between OS judeus, o Porque era hum Homem altivo, presunçoso e Teve hum FIM triste parágrafo um SUA História. Em Atos dos Apóstolos ESTA registrado that ELE Mandou Matar Tiago, Irmão de João, um dos apóstolos de JESUS ​​CRISTO Para Ganhar o Coração de judeus Inimigos dos cristãos naqueles Primeiros Dias da Igreja (At 12.1,2). DEPOIS, percebendo Que Isto É agradaria OS judeus Que Localidade: Não o recebiam Bem, Mandou prender To Us Link cristãos e, principalmente Pedro, Mandando-o parágrafo A Prisão (At 12,3-11) when was libertado Pelo Anjo do Senhor de Modo excepcional. Herodes Localidade: Não conseguiu Matar Pedro. Mais Tarde, a soberba de Herodes LHE rendeu desprezo fazer proprio Povo (At 12.21,22). Para Que Todos entendessem Que DEUS de: Não Aceita Que se Zombe da SUA Soberania e Justiça, enviou o Seu anjo that "feriu-o ..., o Porque de: Não DEU Glória a DEUS e, comido de bichos, expirou" (At 12.23). Ninguem usurpa a Glória Que Só Pertence a DEUS, a Glória de SUA Soberania.
    O Rei Saul E Outro Exemplo Negativo fazer significado da soberba. FOI O Primeiro rei de Israel. Saul começou Bem o Seu Reinado, comeu Que se deixou Dominar POR inveja, ciúmes e, entao, começou a Agir irracionalmente. A presunção de se Acar superiores a Tudo, o levou a Agir com atitudes arbitrárias Dentro do Palácio e nsa assuntos do reino. Foram atitudes that feriam principios morais, Políticos e espirituais de Israel. Suá arrogância o fez praticar Ações Que Localidade: Não competiam à SUA alçada e, POR ISSO, FOI LHE tirado a Graça de DEUS na SUA Vida. Entao Passou um Agir irrefletidamente dominado Pela soberba Que DEUS fez rejeitá-lo, o Porque SUA era desobediência Fruto da soberba (1 Sm 9.26; 10,1; 15.2,3,9; 15,23).
    A soberba E Como Vírus contagiante
    A soberba E o Orgulho excessivo Que UMA Pessoa demonstra e Não Tem None senso de autocrítica. A soberba E Como UMA disease that contagiosa se aloja no Coração do Homem e ELE Perde a capacidade de admitir that parágrafo Viver No Mundo dos Homens ELE Precisa lembrar Que O Outro existe. A Falta fazer senso de autocrítica O Faz Agir irracionalmente (SI 101.5; 2 Cr 26.16). A soberba E contagioso o Porque contamina TODO O Homem (Mc 7,21-23). A biblia Nos Mostra Que a soberba Torna OS Olhos altivos (Pv 21.4) e cega a vista (1 Tm 3.6; 6.4).
    A soberba FOI O Pecado de Lúcifer
    A História de Lúcifer inferir-se in Dois Textos proféticos de Isaías e Ezequiel nsa Quais, encontramos los metafórica Linguagem, a História literal da Queda de Lúcifer, perdendo SUA posição na Presença de Deus. ELE E identificado na Biblia Como Diabo, Satanás (Is 14,13-16; Ez 28.14,16). Essas Duas escrituras revelam that Lúcifer Perdeu Seu estado celestial na Presença de DEUS POR Causa da SUA soberba. Por ISSO, uma soberba E hum Pecado do Espírito Humano, Que afeta diretamente como Relações Verticais Do Homem com DEUS.
    Elienai Cabral. Integridade Moral e Espiritual. O Legado do Livro de Daniel Pará a Igreja Hoje. Editora CPAD. pag. 73-75.  
     
    A Destruição da terra de Judá Pelo rei dos exércitos da Babilônia E Aqui decretada (9 v.). DEUS lhes enviou SEUS servos, Profetas OS, e enguias Localidade: Não lhes Deram Ouvidos, e POR ISSO DEUS lhes enviará Seu servo, o rei da Babilônia, AO qua Nao poderão ridicularizar, desprezar, e perseguir, Como fizeram COM OS SEUS servos, Profetas OS . Observe Que Os Mensageiros da ira de DEUS Serao enviados contra aqueles Que Localidade: Não desejarem receber Os Mensageiros da SUA Misericórdia. De UMA Maneira Ou de outra, DEUS Será, será Ouvido, e fara com Que OS Homens saibam that He E o Senhor. Nabucodonosor, embora Fosse hum Estranho AO DEUS verdadeiro, AO DEUS de Israel, na Verdade, um Inimigo DELE, e posteriormente, Seu rival, FOI, não Ataque Que fez Sobre a SUA Nação, servo de Deus, cumpriu SEUS Objetivos, POR USADO FOI ELE FOI UM Instrumento e na SUA Mão Para a Correção do Seu Povo. He Realmente estava Servindo AOS desígnios de Deus, when pensava Estar Servindo AOS SEUS próprios Objetivos. Razão Com, portanto, here DEUS se, comunique a si MESMO Como o "Senhor dos Exércitos" (v 8.), POIs Aqui esta hum Exemplo fazer Seu Domínio Soberano, Nao somente SOBRE OS Habitantes, mas SOBRE OS exércitos Desta terra, dos cais Quais d'Orsay ELE FAZ USO that o desejar. TEM ELE OS, a Todos, soluço Seu Comando. Monarcas Os mais potentes e Absolutos São SEUS servos. Nabucodonosor, Que É UM Instrumento da SUA ira, e Tao do verdadeiramente Seu servo Quanto Ciro, Que É UM Instrumento da SUA Misericórdia. Com uma terra de Judá Prestes a Desolada ser, here DEUS convoca o Seu Exercito that Devera Abate-la. He o reúne, toma TODAS como Familias do Norte, POIs TALVEZ Haja OCASIÃO parágrafo ELAS, e como LiderA Como Seu comandante, trazendo-as contra ESSA terra, e Sucesso, Nao somente contra Judá e Jerusalém, mas contra TODAS as Nações lhes da- los Redor parágrafo Que Localidade: Não confiem nelas Como Aliadas OU auxiliares contra ESSA Força ameaçadora.
    HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry Antigo Testamento Isaías a Malaquias. Editora CPAD. pag. 473.
     
    Dn 4.28 TODAS ESTAS cousas sobrevieram AO rei Nabucodonosor. Ao Que Tudo indica, Nabucodonosor Localidade: Não FOI Sábio o Bastante Para aproveitar Seu PERÍODO de Graça e endireitar um SUA Vida e substituir SEUS Pecados POR Atos de BONDADE. ELE PERDEU uma Oportunidade, Pelo Que o decreto de Julgamento Teve de Ser implementado.
    Tudo Quanto fóruns predito Aconteceu, EM SEUS Mais detalhes minúsculos. "A Interpretação de Daniel logotipo FOI esquecida, e SUAS exortações foram ignoradas. Nabucodonosor continuou los Seu Orgulho pecaminoso. O rei de: Não se arrependeu, Conforme LHE ordenara o profeta. Continuou dominado Pelo egoísmo "(J. Dwight Pentecost, em loc.).
    Dn 4.29,30 Ao cabo de doze Meses. TALVEZ sos cochilar Meses (hum ano) tenham Sido mencionados POR formarem o PERÍODO de Graça concedido AO rei parágrafo limpar SUA Vida, Change SUAS atitudes e substituir uma opressão POR Atos de BONDADE. Mas ágora vemos Nabucodonosor um andar SOBRE o Eirado plano do Palácio real (literalmente, o Palácio do reino), com o Nariz empinado EO Peito estufado, Como se Fosse hum galo insensato. ELE caminhava solenemente e falava SOBRE quão grande era a Babilônia e Como ELE tinha  construido  Seu magnífico Palacio. A arqueologia encontrou Inscrições de Nabucodonosor that São Similares ÀS jactâncias citadas Neste versiculo. TALVEZ o autor, AO escrever Este versiculo, estivesse imitando tal Coisa. Expedições m ilitares e matanças tinham Feito a Babilônia Ser O Que Ela era, e Nabucodonosor usara TODO ESSE DINHEIRO parágrafo embelezar a Cidade EO Império. Tudo fóruns Feito POR Seu "Poder grandioso" (sem hebraico, hisni) Que PODE Ser Traduzido "Riqueza").
    A grande Babilônia. Ate m esmo Segundo OS Padrões Modernos, a Antiga Cidade de Babilônia era UMA Cidade grandiosa. Era a Nova Iorque fazer Antigo Oriente Próximo e do Médio. Tinha UMA área de 520 km 2e era Muralhas Cercada POR COM 26 m de espessura e 102 m de Altura. NAS Entradas, Portões de bronze conduziam uma Vários Terraços that davam Frente para o rio Eufrates. Dentro das Muralhas havia Cidades Satélites Menores, espacejadas POR jardins e Plantações that emprestavam Beleza estética AO Lugar. Havia nada Menos Que Oito Templos, e muitos Edificios Públicos im pressionantes.
    O Rei E Humilhado (4,31-35)
    Dn 4.31 Falava AINDA o rei when Desceu UMA Voz do Céu. O PERÍODO da Graça divina se havia esgotado, Pelo Que o Julgamento ADIADO FOI aplicado. O rei continuava TODO estufado los Seu Orgulho; permanecia imerso los SUA idolatria; AINDA participava de SEUS Atos opressivos. Suá Vida era autocentralizada. Alguma Coisa tinha de mostrar-LHE QUEM era o verdadeiro Rei. Portanto, uma Voz Veio do Céu, um Kol Bath (QV) (ver a Respeito nenhuma Dicionário). FOI UMA Comunicação divina miraculosa, Uma Medida da Intervenção de DEUS. O ritmo do cumprimento da Visão tinha chegado.
    O reino sairia do Dominio de Nabucodonosor. Em breve o rei térios de afastar-se de Seu Trono, e passaria a Viver com feras como fazer campo. Cf. Este versiculo com Isa. 9,8; Testamento de Levi 18,6; II Baruque 13.1; Mat. 3.17. When o rei AINDA proferia SUAS Palavras profanas, Uma Voz quebrou o Silêncio e pronunciou um SUA condenação. Cf. o versículo 14: o vigilante clamou em "Voz alta" "Quão Terrível FOI A Voz parágrafo hum rei vitorioso e orgulhoso:.! 'O teu reino FOI-se de ti de Todos os teus Bens e OS teus deuses desapareceram los hum Único Momento ! '"(Adam Clarke, em loc.).
    Dn 4.32 Seras Expulso de Entre OS Homens. Este versiculo repete A Essência dos versos. 14-16 e 25 (O Sonho é Sua Interpretação), a Respeito da insanidade Temporária do Rei e de alienação SUA fazer reino; QUEM decretou a sorte do Rei, Conforme o vs. 25 Diz. ESSE Título Aparece Treze-fold No livro. Ver Comentarios e UMA Lista de REFERÊNCIAS NAS Notas SOBRE Dan. 3.2. O rei Passou Viver Nos campos, Como se Fosse hum animal. Daniel, Mais Adiante, adicionou Que ELE Passou Viver Como hum jumento montês (ver Dan. 5,21).
    Dn 4.33 Não MESMO Instante se cumpriu a Palavra SOBRE Nabucodonosor. Instantaneamente O Que tinha Sido predito Aconteceu. O pobre rei FOI Expulso dentre OS Homens, Passando a Viver Nos campos ea comer grama, Sujeito ÀS precipitações Atmosféricas, esbofeteado Pelos animais ferozes, tendão Como companheiros Otras feras, EM Vez de Seres Humanos To Us Link. Nabucodonosor era ágora UMA fera para Todos OS propósitos práticos, SEUS Cabelos cresceram Como OS  Pelos  de hum gorila UO Como a penas de Águia UMA, como unhas das Mãos ficaram Como Garras de felinos UO Como das aves de rapina. Em SUA Loucura, o rei Perdeu Toda uma Noção de Higiene Pessoal. Mas apenas Ontem ELE era hum rei exaltado, Caminhando AO Redor e jactando-se de Tudo Quanto tinha Feito, o Mais esplendoroso dos Homens.
    E provável that SEUS súditos misericordiosos o tenham escondido los algum parque Fechado. O Povo de: Não pódios Assistir a tal cena! Alguns Intérpretes Veem Aqui UMA punição divina Mediante a qua o rei Passou POR UMA especie de metamorfose Física, mudando o Seu Aspecto parágrafo UMA especie de homem-lobo, OU licantropía.
    Existe UMA insanidade Dessa especie, Nao ELA Localidade: Não Transforma, de Fato, um Homem nessa especie de fera.
    Champlin, Russell Norman, Antigo Testamento Interpretado versiculo POR versiculo. Editora Hagnos. pag. 3390.
     
    A Soberania de Deus parágrafo SALVAR UM Homem
    Vários pontos merecem Destaque Nesse Trecho do Livro de Daniel. Em Primeiro Lugar, vejamos um Paciência generosa de Deus (Dn 4.29). He Localidade: Não derrama Seu Juízo Antes de Chamar o Homem ao Arrependimento. DEUS DEU doze Meses parágrafo  Nabucodonosor  se arrepender. DEUS TEM also LHE Falado. He Localidade: Não Quer Que Voce pereca. ELE TEM LHE Dado muitas Oportunidades. Noé pregou 120 Anos de Durante. Sodoma Teve o Testemunho de lo. Jerusalém, Antes de Ser levada cativa, ouviu o brado dos Profetas that um convocaram AO Arrependimento. Hoje DEUS ESTA LHE Dando Mais chances UMA. Cada día E Um Dia de Graça. E Mais UMA oportunidade Que DEUS LHE DA. Em Segundo Lugar, vejamos um Dureza fazer Homem Que rejeita Ouvir a Voz de Deus (Dn 4.4,29).  Nabucodonosor  estava feliz e Calmo passeando no Palácio, um despeito que Solène Aviso de Deus (Dn 4.29). Ah! Se voce pudesse perceber o Perigo los Que se Encontra SUA alma, voce cairia com o Rosto los terra. Voce gritaria POR socorro. O inferno ESTA com a boca Aberta parágrafo LHE devorar. HÁ UM Abismo debaixo de SEUS PES. Os Demônios querem Leva-lo à perdição. O Tempo e de Emergência, Nao de folguedo.
    Nabucodonosor  exalta-se in Vez de dar Glória a DEUS (Dn 4.30). Diz Ele: "Eu edifiquei"; "Pela Força Do Meu poder" "Para a Glória da Minha majestade". ELE era uma Causa, o Meio ea Finalidade de Tudo Que acontecia los Seu reino. Tudo girava los Torno da Realeza imperial. A soberba precede a Ruína. A auto-exaltação Torna O Homem Cego, tolo e endurecido. A Prosperidade Localidade: Não E Garantia contra a adversidade. Era Babilônia A Cidade Mais Rica e Poderosa do Mundo. Ela tinha 96 km de Muros com, com 25 metros de largura, 25 Portões de cobre, com UMA Imagem de Marduque no grande Templo com 22,500 kg de Ouro. Evis Carballosa Diz Que havia Mais de cinquenta Templos Dentro da Cidade, Sendo o Maior de Todos, AQUELE Dedicado a Marduque.  Nabucodonosor  era rei de reis, um grande conquistador e construtora. A Cidade estava Cheia de prédios, Palacios e Templos. Lá estavam OS Jardins Suspensos, o das Sete Maravilhas UMA do Mundo Antigo, construidos parágrafo Esposa SUA, Uma princesa da mídia, that Sentia Falta das Montanhas de SUA terra natal. Era He hum Homem Que tinha Poder, Riqueza e fama. Seu reino era glorioso e extenso. Mas como Nações São Pará DEUS Como hum pingo, Como hum Pó, Como hum vácuo Como nada. O rei cairia, Babilônia cairia. Só o Reino de DEUS É eterno. Em Terceiro Lugar, vejamos uma humilhação fazer Homem impenitente (Dn 4,31-33). Ela VEM do Céu (Dn 4.31).
    When O Homem Localidade: Não Escuta A Voz da Graça, Ouve uma trombeta fazer Juízo. DEUS abriu parágrafo o rei a porta da Esperança e fazer Arrependimento, porem ELE, Nao Entrou. Entao, DEUS o empurrou par o Corredor do Juízo. DEUS o humilhou. O Poder ea Prosperidade SEM o Temor de DEUS PODEM intoxicar a alma (Dt 18,11-18). O Orgulho E Algo Abominável parágrafo DEUS, POIs de Ele resiste AO soberbo.
    A humilhação do Homem E Repentina (Dn 4.31,33). A Paciência de DEUS TEM LIMITE. O cálice da ira de Deus se Enche. Chega hum Ponto Que DEUS Diz: "Basta! AINDA estava a Palavra na Boca do rei ... ". A Terrível humilhação é (Dn 4.32,33). O rei ficou louco. DEUS o fez Descer AO Fundo do Poço, Tirou Seu Entendimento e DEU-LHE UM Coração de animal. Seu Cabelo cresceu Como penas de Águia, SUAS unhas cresceram Como como das Aves. Vivia Como animais sem campo, comendo capim, pastando no Meio dos bois. Suá era disease Chamada de zoantrópica INSANIA, licantropía OU boantropia, OU SEJA, considerar-se hum animal, Agir Como hum animal. Stuart Olyott Afirma Que como PESSOAS Que sofrem Desta Terrível enfermidade AGEM Como o animais that imaginam Ser e emitem OS ruidos Que o caracterizam. DEUS colocou o Homem Mais Poderoso do Mundo no Meio dos bois. DEUS golpeou Seu Orgulho parágrafo Leva-lo à Conversão. He Passou a comer capim, a Rolar no Chão Com Os cascos crescidos. O PODEROSO  Nabucodonosor  Virou bicho, pastar FOI.
    A irremediável humilhação é (Dn 4.32,33). Ninguem PoDE ajudar Nabucodonozor, embora Fosse O Homem Mais Rico e Mais Poderoso da terra.
    A humilhação Finalmente E proposital (Dn 4.27). 1) E Cheia de Esperança (26,32 v).; 2) Visa o Arrependimento (v 27).. DEUS o Mandou comer capim parágrafo Localidade: Não o mandar par o inferno. ESSA E a eleição da Graça, Que Leva o Homem ao Fundo do Poço E Depois o tira de la. DEUS Localidade: Não fez o MESMO COM Belsazar that was Condenado inapelavelmente. Herodes, POR Localidade: Não dar Glória a DEUS, FOI comido de Vermes. O DEUS Que fere E o DEUS Que cura. O Que humilha, also exalta. E Melhor Ficar louco e Ser salvo Que Ser lançado eternamente no inferno.
    Em Quarto Lugar, vejamos uma Conversão fazer Homem quebrantado (Dn 4,34-37). Como DEUS operou uma Conversão de  Nabucodonosor ? Localidade: Não FOI exaltando-o, mas humilhando-o. E ASSIM Que DEUS Converte como PESSOAS. QUEM SE Localidade: Não Fizer Como Criança, Nao PODE ENTRAR nenhuma Reino de DEUS. Primeiro, O Homem Precisa Ser confrontado com Seu Pecado e saber Que ESTA perdido. DEPOIS, uma lei o condena EO lev Ao Po parágrafo reconhecer SUA indignidade. No Céu Só Entram PESSOAS quebrantadas.  Nabucodonosor  via a Glória de SUA Cidade. ELE tocava trombeta Para Si MESMO. Gostava de Viver soluço como Luzes da ribalta. Aplaudia SUA Própria Glória. DEUS, portanto, o humilhou. Jogou-o no PO. Mandou-o par o pasto comer grama. Tirou SUAS Roupas palacianas e molhou Seu Corpo com o Orvalho do Ceu. SUAS unhas esmaltadas viraram casco.
    A Conversão de  Nabucodonosor  PODE Ser vista POR Intermédio de Quatro Evidências: Ele glorifica a Deus (Dn 4.34). Agora, ELE Olha Para O Céu, parágrafo Cima. Nossa Vida Semper Segue a DIREÇÃO de Nosso Olhar. Ate ágora ELE Só Olhava parágrafo Baixo, par a terra. Como AQUELE rico insensato Que construiu Só parágrafo ESTA Vida, e DEUS o chamou de louco. Muitos levantam OS OLHOS Tarde Demais, Como o rico Que desprezou Lázaro. ELE levantou SEUS OLHOS, mas JÁ estava sem inferno.  Nabucodonosor  confessou a Soberania de Deus (Dn 4.35). Testemunhou SUA Restauração (Dn 4.36) e adorou a Deus (Dn 4.37). Stuart Olyott, Afirma PODEMOS that da Conversão de Nabucodonozor Aprender Três Lições Práticas:
    Em Primeiro Lugar, Nunca devemos desistir da Conversão de QUALQUÉR Pessoa. AQUELE Que arruinou Jerusalém destruiu o Templo, carregou OS Vasos Sagrados, esmagou a Cidade, levou cativo o Povo, adorava deuses Falsos e era Cheio de Orgulho converteu-se. Se AQUELE Que manda Matar SEUS próprios feiticeiros e also Jogar na fornalha Os Filhos de Deus; SE AQUELE Que Exige Adoração de SEUS súditos e Força como PESSOAS a adorarem Falsos deuses; SE AQUELE Que era O Homem Mais Poderoso do Mundo converteu-se, PODEMOS CRER Que Localidade: Não HÁ Conversão Impossível parágrafo DEUS.
    Creia na Conversão fazer ateu, agnóstico fazer, faça cínico, fazer apático, não blasfemo, fazer feiticeiro, não idólatra, faça viciado, da prostituta, do homossexual, não drogado, faça assassino, fazer Presidiário, fazer Politico, fazer universitário, faça patrão , não cônjuge, faça Filho e dos Pais. Creia! Evangelizar! O DEUS Que salva esta no Trono. When idade DEUS, NEM OS loucos  errarão  o Caminho.
    Em Segundo Lugar, a  Razão  Pela Qual VOCE AINDA Localidade: Não se converteu E o Porque AINDA Localidade: Não ESTA suficientemente quebrantado. E o publicano Que bate no Peito e chora Pelos SEUS Pecados que desce justificado. O grande perseguidor da Igreja, Saulo de Tarso, a Só se converteu when JESUS ​​o joga no Chão, e ELE, Cego, humildemente, volta-se par JESUS, quebrantado. JESUS ​​Localidade: Não Veio Chamar Justos, mas pecadores. Localidade: Não Veio curar OS Que se julgam Saos, mas OS that that reconhecem São Doentes e carentes.
    Em Terceiro Lugar, QUEM reluta los se prostrar Será, será quebrantado OU perecerá eternamente. DEUS poderia tornar QUALQUÉR Pessoa louca. QUEM SABE DEUS Como reagirá a SUA Constante rejeição, a despeito Das Constantes advertências. DEUS PODE quebrar Voce SEM Que Haja cura (Pv 29.1). Se DEUS tornar voce louco SEM LHE restaurar, Como voce clamará POR SUA Misericórdia? Se He Chamar Voce ágora, Que desculpas voce LHE daria? DEUS chamou de louco AQUELE Que Confia apenas no Dinheiro e Localidade: Não se prepara, Pará o dia de SUA morte. Erga SEUS OLHOS AO Céu enquanto è ritmo. O Homem rico o fez Tarde Demais e pereceu eternamente, NAS chamas inextinguíveis do Inferno. O ritmo de DEUS E ágora. E Melhor Ser Quebrado POR DEUS ágora Que perecer eternamente no inferno. Reconheça Hoje also a Soberania de Deus e volte-se de para o Senhor, POIs He E rico lhes perdoar e TEM Prazer na Misericórdia!
    LOPES. Hernandes Dias. DANIEL Um Homem amado não Céu. Editora Hagnos. pag. 62-67.
     
    3. Nabucodonosor Proclama a Sabedoria de Deus (Dn 4,1-3).
    Antes de CONTAR o Seu Segundo Sonho, Nabucodonosor los Seu Discurso fez UMA proclamação na forma de hum edito real, Que OS reconhecia Sinais e Milagres Que o DEUS Altissimo havia Realizado, especialmente, na Vida do rei. Diz ELE não versiculo 2: "pareceu-me Bem Fazer conhecidos OS Sinais e Maravilhas Que DEUS, o Altissimo, Tem Feito Para Comigo". Nesta proclamação Nabucodonosor deseja Fazer Pública a Experiência Que Teve com o DEUS dos judeus.
    "Quão Grandes São OS SEUS Sinais" (4.3). A ideia Teológica de hum "ou Sinal Sinais" significar PODE UM dos Meios Pelos cais Quais d'Orsay DEUS comunica Seu Pensamento AOS Homens e indica uma Vontade SUA. "Sinais" PODEM significar DEMONSTRAÇÕES espirituais Que Localidade: Não PODEM Ser produzidas Pelo Homem. Na Língua Hebraica "Sinal" E môpheth nenhuma SENTIDO de Algo Que Dá notabilidade. PODIA significar OU INDICAR "um Milagre" Que se distinga. Os Sinais de Deus de São Paulo, Acima de Tudo, sobrenaturais, o Porque DEUS E o Criador e Senhor dos Céus e da Terra. O rei Nabucodonosor pódios lembrar o livramento dos hebreus na fornalha Jovens ardente SEM se queimarem. ELE entendeu, also, Que o DEUS dos judeus tinha hum Modo especial de Revelar encontra em Coisas Futuras atraves de Sonhos Que OS Homens Comuns Localidade: Não PODEM Interpreta-los. He Quis Que Fosse um Comunicado de Todos os Povos soluçar SUA Liderança Que o DEUS dos judeus de: Não se assemelhava a None deus dos súditos fazer Seu Império. Era ELE QUEM tinha o Domínio EO cetro de Governo SOBRE Toda a terra. Nabucodonosor, DEPOIS de ter experimentado uma punição Pela SUA soberba e ter-se arrependido da MESMA, FOI RESTAURADO de SUA Demência, soluçar um qua ficou Longos Sete Anos num NÍVEL irracional Como OS animais do-campo. Matthew Henry Disse lhes seu comentário that "Nabucodonosor FOI o rival Mais ousado da Soberania fazer DEUS Supremo fazer that QUALQUÉR Outro mortais jamais pudesse ter Sido". Porem, FOI POR ESSA Vencido presunção e Teve Que reconhecer Que o DEUS altissimo estava Acima DELE.
    Elienai Cabral. Integridade Moral e Espiritual. O Legado do Livro de Daniel Pará a Igreja Hoje. Editora CPAD. pag. 66-67.  
     
    Dn 4.1 O rei Nabucodonosor a Todos Povos OS. This was Carta enviada a de Todos os Povos e Terras sujeitados à Babilônia, Bem Como AO PROPRIO Povo babilônico, Uma grande massa de gente de Io daa terra ". Ó rei lhes desejou uma" paz ", Uma Introdução NAS Comum Cartas do Antigo Oriente Próximo e do Médio. ESSE era O Homem Que fizera guerra universal, mas ágora descrevia Seu Avanço Espiritual, Por Meio de Experiências incomuns. DiZer Por ASSIM, ESSA FOI UMA Epistola Carta pastoral, na qua O Rei Figura Como O Pastor de Ovelhas-SEUs súditos. Cf. uma Saudação de paz los Esd. 4.18 e 7.12. No Novo Testamento, a UMA Saudação tornou-se Saudação Espiritual.
    Dn 4.2 Pareceu-me Bem Fazer conhecidos OS Sinais e Maravilhas. Para o rei pagão, o DEUS Altissimo comunicara Importantes messages. ESSE Título Aparece Treze-fold No livro, mostro Conforme NAS Notas SOBRE o versiculo citado. E Feito hum contraste Entre os "Deuses" dEste Mundo, Que Localidade: Não passam de Ilusão (ver Dan. 2.11), Razão Pela Qual freqüentemente desapontam OS Homens, EO DEUS dos israelitas. Em contraste, o DEUS dos judeus tinha exibido Diante do rei Grandes Sinais e Maravilhas, EM visões that Daniel autenticara e interpretara. Quanto AOS Sinais e Maravilhas,
    Dn 4.3 Quão Grandes São OS SEUS Sinais. Sinais de Os fazer DEUS Altissimo São Grandes, e SUAS Maravilhas São Poderosas, EM CONTRASTE deuses-ídolos com sistema operacional dos pagãos. O DEUS Altissimo also TEM UM reino Que É eterno e, Finalmente,  destruirá e substituirá de Todos os Reinos da terra (Dn. 2.44,45). Seu Domínio, EM contraste com o dos reis da terra, continua interminavelmente, Passando de UMA GERAÇÃO A Outra. A Lição Espiritual ASSIM ensinada E Que o DEUS dos judeus E incomparável. O paganismo ea idolatria atacados São Paulo. A Lição m oral, E Que devemos Lealdade AO DEUS altissimo, AO PODEMOS MESMO ritmo Que Ignorar, com Segurança, TODAS como imitações. O vs. 3 dez Linhas Metricas, e ESTAS assumem uma forma de hum hino de louvor, Cf. Sal. 145.5,13. "ESSES São Excelentes Sentimentos Que mostram quão profundamente SUA Mente Ficara impressionada com a majestade de Deus" (Adam Clarke, em tep).
    Champlin, Russell Norman, Antigo Testamento Interpretado versiculo POR versiculo. Editora Hagnos. pag. 3387-3388.
     
    Um Exemplo do Modelo USADO geralmente Nos Documentos, proclamações UO Cartas circulares emitidos Pelo rei não versiculo 1. O Estilo verdadeiro USADO POR Nabucodonosor Localidade: Não apresenta nenhuma pompa OU extravagância, mas E SIMPLES, breve e SEM afetação - apenas DIZ: Nabucodonosor, o rei. Embora los Otras ocasiões ELE tivesse Feito OSU de Palavras grandiosas e Cheias de Vaidade Pará acompanhar o Seu nome, ágora ELAS foram deixadas de Lado, POIs estava Velho e havia ultimamente se RECUPERADO DE UMA de perturbação mental, Que o havia humilhado e mortificado. Agora ELE se encontrava n'uma Verdadeira Contemplação da grandeza e da Soberania de Deus. ESSA FOI declaração Dirigida Localidade: Não Só AOS SEUS súditos, mas a Todos aqueles Que viessem a LER sos Escritos, a Todos Povos OS, Nações e Línguas Que habitavam a terra. ELE pretende that they sejam Localidade: Não lidos Então, POIS trazem los si hum relato da SUA Própria infamia (that TALVEZ ninguem ousasse relatar se ELE MESMO Localidade: Não um tivesse relatado. Portanto, Daniel publicou o documento original) Como also recomenda e Ordena estritamente a de Todos os tipos de PESSOAS Que devem Tomar Conhecimento DELE, POIS a Todos Deveria Localidade: Não Só interessar, Como also lhes poderia Ser Útil. He Sauda um QUEM ESTA Escrevendo de a Acordo com uma fórmula habitual: "Paz vos SEJA multiplicada". Observe that competir AO rei, atraves das SUAS Ordens e Comunicados, transmitir AO Povo Os Melhores Votos e. Como Responsável Pela Nação SUA, abençoar súditos OS SEUS. ESSA E a habitual, NOS Entre Maneira, de enviar Saudações. Omnibus quibus hae praesentes literae pervenerint salatem - Saúde, a Todos um QUEM um Presente MENSAGEM POSSA chegar. E As-fold Salutem sempitre- nam - Saúde e Salvação eternas.
    Algo SOBRE O ASSUNTO e Conteúdo. He escreve Isto É:
    1 Para informar AOS To Us Link cais Quais d'Orsay providências DEUS Tomou a Seu Respeito (v 2).: "Pareceu-me Bem Fazer conhecidos OS Sinais e Maravilhas Que DEUS, o Altissimo, (portanto, ELE ESTA reconhecendo o verdadeiro DEUS) TEM Feito parágrafo Comigo ". Como se tratava de UMA Divida Que tinha de para com DEUS eo Mundo, ágora Que estava RECUPERADO DE SUA da perturbação mental, ELE achava Que tinha o Dever (ASSIM dizem SUAS Palavras), e that um ELE competia relatar AOS Lugares distantes, e registrar como Pará Futuras Gerações, Como havia Sido justamente humilhado POR DEUS e como, de Maneira TÃO bondosa, de Ele o havia RECUPERADO nenhuma final. Localidade: Não HÁ Dúvida de that TODAS como Nações tinham Ouvido Falar SOBRE Aquilo Que acontecera um Nabucodonosor e festejado. Mas ELE Achou Que Seria apropriado that recebessem hum relato completo Feito POR ELE MESMO um Fim de ficarem sabendo Que a Mão de Deus estivera Presente Nisso, that Impressões um SITUAÇÃO SOBRE causou o Seu Espírito, E Depois discorrer SOBRE O ASSUNTO Localidade: Não Como se Fosse a UMA Notícia nova, mas de Como UMA Questão de religião. Os acontecimentos Relacionados com ELE Localidade: Não foram apenas Maravilhas a Serem admiradas, mas also Sinais a Serem transmitidos ao Mundo Para mostrar Que Jeová E Maior Que de Todos os To Us Link deuses. Nota Que devemos mostrar AOS To Us Link o Comportamento de DEUS parágrafo Conosco, Nao modo censuras como cais Quais d'Orsay fomos submetidos, Como also OS estimulassem Que recebemos. E embora ESSE relato POSSA trazer alguma Vergonha parágrafo nsa, Como Aconteceu com Nabucodonosor, Nao devemos omiti-lo from that POSSA redundar los Glória parágrafo DEUS. Muitos poderão se apressar lhes descrever o that He fez Pela SUA alma, embora ISSO POSSA Revelar UMA auto-exaltação, e NAO SE significativos importantes de DiZer O Que DEUS Fez enguias contra (merecimento POR). No entanto, devemos dar Glória a DEUS Localidade: Não Só com louvores pelas SUAS misericórdias, mas confessando OS NOSSOS Pecados, aceitando o castigo Pela Nossa iniquidade e nn envergonhando, da MESMA Maneira Que ESSE Poderoso monarca Aqui Faz. 2 Para mostrar o Quanto ELE MESMO FOI POR afetado essas providências, e Como ELAS o convenceram (v. 3). Devemos Semper Falar a Respeito da Palavra e das Obras de DEUS com Interesse e seriedade, e mostrar Como fomos afetados POR aquelas Grandes encontra em Coisas divinas that that gostaríamos OS To Us Link conhecessem. (1) He ESTA Admirando como Obras de DEUS. ELE FALA SOBRE ELAS Como alguem Que estivesse assombrado, SOBRE Como ERAM OS SEUS Grandes Sinais e Como Poderosas ERAM como SUAS Maravilhas! Entao, Nabucodonosor estava Velho, havia Reinado Durante Mais de Quarenta Anos, havia Visto Muito do Mundo e TODAS SUAS como Revoluções, Mais do Que uma maioria dos Homens e Como Nunca, comeu entao, havia Sido afetado e conduzido a Almirante 'os Eventos Como Sinais de DEUS e das SUAS Maravilhas. Agora ELE PODIA DiZer: "Quão Grandes São OS SEUS Sinais e quão Poderosas como SUAS Maravilhas" Note that Quanto Mais entendermos OS acontecimentos Como Obras faz Senhor, e virmos Neles o PRODUTO do Divino Poder e como Condutas da Divina Sabedoria, Mais maravilhosos enguias parecerão EAo NOSSOS OLHOS (SI 118.23; 66,2). (2) a Assim ELE Percebe o Dominio de DEUS. No final, um ISSO FOI levado  a concordar, Isto É, Que o reino de DEUS É UM reino eterno, Bem Diferente fazer Seu proprio reino, Que ELE tinha Visto e previsto HÁ Muito ritmo num Sonho, e Que se apressava a Acontecer num Certo PERÍODO. He ágora reconhece Que existe UM DEUS Que governa o Mundo E Que TEM UM incontestável e completo Domínio SOBRE de Todos os assuntos dos Homens, Que São SEUS Filhos. A Glória do reino de DEUS É eterna. To Us Link Reinos estao confinados NUMA Única Geração, e Outras dinastias los poucas Gerações. Mas o Dominio de DEUS Passa de Geração Geração em. Parece that here Nabucodonosor ESTA se referindo Aquilo Que Daniel havia previsto a Respeito de hum reino Que o DEUS do Céu e implantaria Que Nunca Seria Destruido (cap. 2.44) e Que, MESMO significando o reino do Messias, ELE estava Entendendo Como Sendo hum reino miraculoso. Dessa Maneira, PODEMOS Fazer hum USO Prático da Aplicação dessas escrituras proféticas cuja total de compreensão AINDA Localidade: Não alcançamos e Cujo significado TALVEZ Localidade: Não possamos alcançar.
    HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry Antigo Testamento Isaías a Malaquias. Editora CPAD. pag. 846-847.
     
    4.1: "Nabucodonosor; rei: a de Todos os Povos, Nações, e Línguas, Moram that in Toda a terra: Paz vos SEJA multiplicada ".
    "Nabucodonosor, rei". ESSE monarca Poderoso (605 a 562 aC), E freqüentemente referido Pelos Profetas Jeremias, Ezequiel e Daniel, e, de hum MoDo especial, na História dos Últimos Dias do reino de Judá. "Seu Nome los hebraico E that TALVEZ signifique" Nabu protegeu OS DIREITOS de sucessão ". O Texto hebraico alternativo ver o Grego Nabucodonosor PODE derivar-se de UMA forma aramaica fazer MESMO nomo. Segundo a chronic  babilônica , ESSE Filho fazer Fundador da Dinastia caldaica, Nabopolassar, primeiramente comandou o Exercito  babilônico  na Qualidade de "Príncipe Herdeiro", EM 605 aC E não Ano seguinte derrotou Neco II e Os egípcios los Carquemis e Hamate (2 Rs 23,29 e ss; 2 Cr 35.20 e ss; Jr 46,2). Fala-se DELE NAS Crônicas  babilônicas , dizendo: "tempo Nesse ELE conquistou uma Hatti INTEIRO". No Primeiro Capítulo Livro dEste, Daniel Fala DELE Como UMA Figura that onda de Repente.
    4.2: "Pareceu-me Bem Fazer conhecidos OS Sinais e Maravilhas Que DEUS, o Altissimo, Tem Feito Para Comigo".
    "... Sinais e Maravilhas ..." O Presente Texto Nos Mostra o rei Nabucodonosor convencido fazer supremo Poder de Deus; ELE deseja Que OS Sinais e Maravilhas Que DEUS operava na SUA Vida e não Seu reino se tomem extensivos a de Todos os SEUS súditos O Termo "Sinal", sem Texto em Foco, não Grego, é "semeion";. era UMA Palavra comumente USADA parágrafo significar "Sinal" ou "distintiva marca", mas, nos Evangelhos e no Livro de Atos dos Apóstolos, com FREQUÊNCIA E USADO parágrafo INDICAR UM "Milagre Didático", UMA "Maravilha", cuja Finalidade E a de convencer OS Homens Acerca de alguma Intervenção divina, ensinando Lições espirituais objetivas. No versiculo Foco em, porem, os "Sinais e Maravilhas" visam tornar DEUS conhecido nenhum pagão Mundo.
    4.3: "Quão Grandes São OS SEUS Sinais, e quão Poderosos como SUAS Maravilhas! o Seu reino E hum reino Sempiterno, EO Seu Dominio de Geração los Geração ".
    "O Seu reino E hum reino Sempiterno". O monarca Nabucodonosor, nenhum Maior Apogeu de SUA Glória, reconhece, contudo, Que OS remos Terrenos São transitórios, mas enaltece o Reino de DEUS Como Sendo hum Reino eterno. Uma declaração Desta Natureza Pela boca dum rei pagão E, de Fato, Muito significativa. Este Capítulo descreve Nabucodonosor Fazendo como proclamações seguintes: 1) Reconhece a DEUS Como Sendo o Altissimo (superioridade de DEUS SOBRE de Todos os ídolos); 2) Que OS SEUS Sinais e Maravilhas São Poderosos; 3) Que o Seu reino E hum reino Sempiterno; 4) Que o Dominio de DEUS É de Geração Geração em. O monarca estava plenamente convencido de that Só DEUS E DEUS e Senhor, e Que o Governo de DEUS E TODAS Pará como Épocas UO Séculos. O reino de DEUS É eterno, o Porque Seu Rei E hum Rei eterno.
    Severino Pedro da Silva. Daniel versiculo POR versiculo . Editora CPAD. pag. 71-72. 
     
    II - DEUS FALA Novamente A Nabucodonosor POR MEIO DE SONHOS (Dn 4,4-9).
    1. DEUS Adverte Nabucodonosor atraves de Sonho.
    Sonhos e visões São vias pelas cais Quais d'Orsay DEUS se comunica com o Homem. No campo das manifestations espirituais, Os Sonhos e visões São hum Modo de Comunicação, Nao UMA Regra Espiritual.
    Os Sonhos, Segundo a Enciclopédia Bíblica de Merrill C. Tenney, "um Sonho E UMA Série de Pensamentos, Imagens, OU Emoções that ocorrem Durante o sono; QUALQUÉR semelhança com a Realidade Que ocorre Durante o sono; UMA Sequência de Imagens, Mais OU Menos coerente that ocorre Durante o sono ". No campo da psicologia, entende-se Que OS Sonhos São Impressões reavivadas e ajuntadas AO Acaso não subconsciente e se manifestam that in Imagens Durante o sono. Como-fold, ideias, Free Imagens e Eventos presentes não Sonho PODEM Ser interpretados Como Simbolos de ansiedades reprimidas, medos UO desejos. No e Espiritual campo na Experiência de Homens e Mulheres Bíblicos, Os Sonhos PODEM Ser Naturais (Ec 5.3), mas also, PODEM ter Origem divina (Gn 28.12), atraves dos cais Quais d'Orsay DEUS Revela Acerca de Eventos Futuros e presentes. Os PODEM Sonhos, also, ter Origem maligna (Dt 13.1,2; Jr 23,32). Puedomos entendre, portanto, that da Parte de Deus, Os Sonhos São hum Modo de DEUS AOS SEUS Falar profeticamente servos. Por Exemplo: OS Sonhos de José (Gn 37,5-11; 40,5-22; 41,1-32).
    Como visões fazem Parte dos Meios Que DEUS se utiliza Pará COMUNICAR a SUA Palavra AOS Homens. Na Biblia, essas manifestations divinas acontecem atraves de Sonhos, revelações, oráculos e visões. Ora, Uma Visão Ser PODE UMA Revelação especial e sobrenatural Que DEUS utiliza Pará se COMUNICAR COM PESSOAS como, Independente de Ser hum Sonho. Por Exemplo Homens Como Abraão (Gn 15.1); Isaías (Is 6,1-8); Ezequiel (Ez 1.1); Daniel (Dn 1.17). No Novo Testamento, TEMOS Mt 17,9; At 9.10,12; 10.3,17,19; 11,5; 12,9; 16,9,10. Daniel era Agraciado POR DEUS com a Revelação divina atraves de visões. Localidade: Não HÁ Dúvida, Que AINDA Hoje, DEUS Fala POR Meio de visões, mas He Localidade: Não revelará nada Alem do Que JÁ ESTA Revelado na SUA Palavra.
    "Eu, Nabucodonosor, estava sossegado los Minha Casa eflorescente não Meu Palácio" (4.4). Como Grandes Conquistas Militares haviam Sido feitas Tempos EM Anteriores. Era AQUELE, momento naquele, when "ele estava sossegado" em Sua Casa, hum ritmo de inatividade militar e SEM Maiores preocupações. SEUS Projetos arquitetonicos ERAM Os mais extraordinários POIs havia Progresso EO acúmulo de riquezas Realidade era UMA. He estava Satisfeito e Sentia-se senhor de Tudo um Ponto de, Mais UMA Vez, se permitir Dominar POR UMA arrogância inconcebível.
    "Tiva hum Sonho" (4.5). À semelhança do Capítulo Dois when Teve O Sonho da grande estatua REPRESENTANDO Seu reino e Os Reinos Que o sucederiam, nenhum Capítulo Quatro, Mais UMA Vez DEUS Fala com Nabucodonosor. Mais UMA Vez ELE ficou aflito POR Localidade: Não entendre o Seu significado. E Interessante perceber Que o Modo Como DEUS falava com OS Homens Nos tempos Antigos diverso era. He utilizava de Canais Possíveis Pará se Fazer inteligível AOS SEUS servos. Pelo Fato dos Antigos, especialmente, Os Caldeus darem Muita importancia AOS Sonhos ea SUA Interpretação, DEUS usou canal ESSE de Comunicação parágrafo Revelar o significado Das Imagens Do Sonho na Cabeça do rei. E Claro Que ESSE Modo de Falar e Revelar a SUA Vontade Localidade: Não SEJA o Único Modo da Comunicação divina. Portanto, ESSA via de Comunicação Localidade: Não era e Localidade: Não E UMA Regra Que obrigue DEUS ter Que Falar somente POR Meio de Sonhos. Mas He o fez, o Porque OS Antigos acreditavam piamente Que OS Sonhos tinham hum SENTIDO divino. Hoje, TEMOS A Palavra de DEUS Como o canal revelador da Fala de DEUS AOS Homens. E bom Que se DIGA Que Localidade: Não existe dom de sonhar Como afirmam alguns cristãos. Mas E Certo Que DEUS PODE USAR ESSE Meio e To Us Link Mais parágrafo Revelar um SUA Vontade Soberana AOS SEUS servos. E Interessante Notar o contraste Entre o Sonho fazer Capítulo 2 EO Sonho fazer Capítulo 4 O Primeiro Sonho de Liberdade de Informação esquecido Pelo rei, mas o Segundo Sonho ELE Localidade: Não o esqueceu (2.1,6 e 4,10-17).
    Como da Vez passada (Capítulo 2), de Todos os sabios da Babilônia, com SEUS magos, astrólogos, Caldeus e OS adivinhadores foram convocados à Presença do Rei par darem uma Interpretação do Sonho e, Mais UMA Vez, falharam (4.6,7).
    Elienai Cabral. Integridade Moral e Espiritual. O Legado do Livro de Daniel Pará a Igreja Hoje. Editora CPAD. pag. 67-69.  
     
    Dn 4.4 Eu, Nabucodonosor, estava tranquilo los Minha Casa. A Septuaginta acontecimentos OS dados descritos no Décimo Oitavo Ano fazer Reinado de Nabucodonosor. Trata-se, porem, Como E Claro, glosa de UMA. O rei do diz-SOE quão Pacífica e Livre de Cuidados era SUA Vida Paga, um qua FOI perturbada Pela Intervenção fazer DEUS de Israel, o DEUS altissimo. He descansava los Seu Palacio. SUAS Conquistas tinham Sido essencialmente realizadas. He estava apreciando a Boa Vida, EM de Todos os SEUS prazeres e excitações. De Repente, tornou-se Instrumento da Revelação divina. O Impacto FOI TÃO grande that this Carta Saiu inspirada. ELE precisava CONTAR um SEUS súditos como Maravilhas Que tinham sacudido SUA Vida. Tal perturbação Espiritual, porem, produziria Mudanças parágrafo Melhor e, atraves Mudança Dessa, Otras PESSOAS seriam instruídas. O Homem estava florescendo los SUA material de Vida, mas estava lhes hum Deserto Quanto à SUA Vida Espiritual.
    Dn 4.5 Tive hum Sonho, Que me espantou. A agitação da Revelação, atraves de hum Sonho-Visão, perturbou a Vida descansada fazer rei. Como Experiências místicas com frequencia aterrorizam não Comeco, e FOI ISSO O Que ocorreu. APOS O Primeiro susto, a Mente do Homem FOI Tomada de Ansiedade. He sabiá Que Algo Importante havia Sido Comunicado, mas Localidade: Não tinha capacidade de interpretar o Sonho. Os fantasmas da Visão continuaram a circular POR Seu Cérebro e Localidade: Não LHE Deram descanso. He estava alarmado e espantado. A MESMA Palavra also E USADA los Dan. 5.6,9,10; 7.15,28, semper parágrafo Falar de UMA Mente perturbada. Em contraste com Joel 2.28, Este Livro de: Não parece Fazer Diferença Entre Sonhos e visões espirituais.
    Dn 4.6,7 Por ISSO expedições hum decreto. Para tentar compreender a Visão nova, o rei (ELE Localidade: Não mencionou uma Sagres, Sobre a Imagem, cap. 2) usou o MESMO Procedimento that antes. He hum expediu decreto, convocando de Todos os Psíquicos Profissionais e Outras aulas de sabios a interpretar o Sonho-Visão. O contra 7 listaA ESSES sabios, mas HÁ UMA Lista Mais Ampla los Dan. 2.2. Aqui foram adicionados OS "encantadores", mas devemos subentendê-los no Capítulo 2 Os Caldeus São uma casta coletiva dos sabios. This Narrativa IGNORA a Questão das ameaças de morte parágrafo OS SEUS sabios e Familiares, Caso houvesse falha na Interpretação (ver Dan . 2.5). E o Apelo Passa diretamente a Daniel, Uma Vez Que constatado OS sabios de: Não podiam solucionar um Enigmatica Visão do Rei. Cf. Este versiculo com Dan. 2,27, Onde a enumeração da casta dos sabios se parece com um dos Mais presentes versículos.
    Champlin, Russell Norman, Antigo Testamento Interpretado versiculo POR versiculo. Editora Hagnos. pag. 3388.
     
    Dn 4.4: "Eu, Nabucodonosor, estava sossegado los Minha Casa, e não Florescente Meu Palácio".
    "Estava sossegado los Minha Casa". O Palácio de Nabucodonosor, Daniel Onde muitas-fold Esteve, era hum dos Mais magnificentes edificios da Antiguidade. SUAS vastas Ruínas foram Descobertas POR Koldwey los 1899-1912. Como paredes do Lado Sul da sala do Trono tinham 6 metros de grossura. O Lado Norte do Palácio era Protegido POR Três muros. Bem AO norte DELES, havia Mais muros, de 16 metros de espessura. Um pouco Mais Adiante, To Us Link muros Mais Sólidos. E, cerca de 1.600 metros parágrafo fóruns, ficava um interior Muralha da Cidade, Que consistia los Dois muros de alvenaria Paralelos, Cada Qual de uns 7 metros de espessura e 13 de distancia hum Do Outro, Sendo o Espaço no Meio preenchido de cascalho, Fazendo UMA espessura total de de uns 26 metros, com UMA vala (canal) Larga e profunda do Lado de Fora. Alguns historiadores denominaram um also Como "A Fortaleza".
    Dn 4.5: "Tive hum Sonho, Que me espantou; e como Imaginações nd Minha cama e como visões da Minha Cabeça me turbaram ". O PODEROSO monarca babilónico, considerava-se O Homem Mais Seguro do Mundo; Ninguem pódios transpor OS umbrais de Seu Palácio (a Localidade: Não Ser com SUA Ordem) E Depois Viver. Mas E curioso Notar Como muitas-fold DEUS cruzou Todos aqueles Portões comeu um Recamara fazer monarca e, atraves de "Sonhos", revelou-LHE POR ELE Mistérios ignorados. (Ver Jó 33.14 a 16). O Texto em Foco Mostra Que O Sonho fazer era rei de Espantar MESMO. Muitas-fold como Poderosas manifestations de DEUS No Mundo habitável produzem Medo Nos ímpios e Temor Nos santos. O Poder de DEUS FOI manifestado na terra do Egito de Duas Maneiras focais: 1) De forma gloriosa, salvando Israel. 2) De forma punitiva, destruindo Faraó e SEUS exércitos. SEJA Como para, em Qualquer Batalha DEUS é Quem triunfa.
    Dn 4.6: "Por MIM POIs se fez hum decreto, Pelo qua fossem introduzidos à Minha Presença de Todos os sabios de Babilônia, parágrafo Que me fizessem saber a Interpretação do Sonho".
    Conforme o costume daquela Corte Real, foram imediatamente introduzidos OS sabios de Babilônia, Os Magos, encantadores, astrólogos OS OS, EO rei, Como semper, esperava Que, apos CONTAR-lhes O Sonho, enguias fizessem uma Interpretação de a Acordo com Aquilo Que fazer Sonho depreendido poderia ser. O Leitor DEVE observar that, não Sonho do Capítulo 2 dEste Livro, o monarca Exige Algo Mais profundo dos SEUS magos e encantadores; Presente no versiculo, porem, o rei apenas Exige uma Interpretação do Sonho, mas, ASSIM MESMO, SEUS súditos falharam. E evidenciados Que AQUELE Sonho tinha hum carater Espiritual, e, POR ESSA Razão, tornara-se um Impossível SUA Interpretação Pelos súditos do Rei, POIs "O Homem de: Não comprises natural como em Coisas do Espírito de Deus, o Porque LHE parecem Loucura; e Localidade: Não PODE entendê-las, o Porque se discernem espiritualmente ELAS "(1 Co 2.14). O Mistério estava aí; enguias falharam, MAS Daniel triunfou!
    Dn 4.7: "Entao entraram Os Magos, astrólogos OS, Caldeus os, e adivinhadores do sistema operacional, e eu contei o Sonho Diante DELES, mas Localidade: Não me fizeram saber a SUA Interpretação".
    O Presente Texto demonstra that aqueles sabios ERAM apenas UMA classe de Exploradores do Rei, nada sabendo dos Mistérios de DEUS. O Que Mais Nos admira E Que, DEPOIS de ter verificado uma futilidade e Incompetencia dos sabios, o rei AINDA OS convocasse os antes de convocar Daniel. Parece Que ELE AINDA estava indeciso Quanto AO verdadeiro DEUS, OU Segundo alguns teólogos, cumpria hum Dever oficial, chamando ESSA gente, POIs era Paga e sustentada Pelo Estado do Pará justamente decifrar Sonhos e visões Naquela Corte Real, Onde existia tanta superstição. Daniel Desta Vez Localidade: Não pediu Prazo AO rei parágrafo Fazer uma Interpretação, POIs parágrafo ELA JÁ estava habilitado POR DEUS. No campo secular, Todos São Dignos, mas NEM Todos São capazes; no Campo Espiritual uma escala E um MESMA. A Há Trabalhos Que Localidade: Não se realizam Pela Nossa Dignidade, mas sim Pela Nossa capacidade. Se de Todos os Obreiros faz Senhor entendessem ASSIM, o Resultado Seria satisfatório. (Ver Êx 17,9 e 18,21).
    Severino Pedro da Silva. Daniel versiculo POR versiculo . Editora CPAD. pag. 72-74. 
     
    Antes de relatar OS castigos Que Deus lhe enviara POR Causa fazer Seu Orgulho, Nabucodonosor menciona uma justa advertencia Que havia Recebido Antes da SUA chegada EO devido Cuidado Que poderia ter Tomado Para evitar sos castigos. Mas, Antes Que acontecessem sos castigos, o rei JÁ havia Sido Avisado Sobre a Questão DELES. Desse modo, when Realmente LHE fossem aplicados, ELE poderia COMPARA-los com a SUA Previsão e ver e DiZer Que ERAM Obra do Senhor, e Ser levado a divina CRER Que existe UMA Revelação No Mundo, Assim Como UMA divina Providência, e that como Obras do Senhor fazem-parte desse Mundo EO beneficiam. Agora, não há relato that this Fazendo SOBRE o Seu Sonho, ATRAVES fazer qua Tomou Conhecimento fazer Que Iria Acontecer, PODEMOS observar:
    IO Momento los Que ESSE Alarme LHE FOI Dado (v. 4).  when estava descansando los Sua Casa e florescendo no Palácio Seu. Fazia pouco that havia Conquistado o Egito e, com ISSO, havia completado SUAS Vitórias e terminado SUAS Guerras, tornando-se rei de TODAS essas regions do Mundo. ISSO Aconteceu Ongeveer não trigésimo Quarto OU trigésimo quinto Ano fazer Reinado SEU (Ez 29.17). Entao, ELE Sonho ESSE Teve, Que se cumpriu cerca de hum Ano DEPOIS. Sete Anos Durou SUA perturbação mental, e DEPOIS FOI RECUPERADO de that escreveu ESSA declaração. No entanto, ELE Morreu Dois Anos DEPOIS, E ISTO, when tinha Quarenta e Cinco Anos. He hum Longo sentiu cansaço DEPOIS das SUAS Guerras, havia Realizado UMA tediosa e Perigosa Campanha Nos campos de Batalha, mas ágora estava Finalmente descansando na Sua Casa, Sem None adversário OU QUALQUÉR concorrente maldoso. Nota Que DEUS PODE alcançar o Maior dos Homens com OS SEUS Terrores, MESMO when they se sentem Mais Seguros e acreditam Estar descansando e florescendo.
    II A IMPRESSÃO that O Sonho causou SOBRE ELE (v. 5):  "Tive hum Sonho, Que me espantou". Poderiamos Pensar em Coisas Que poucas seriam capazes de assustá-lo, POIs havia Sido hum Homem de Guerras from a SUA Juventude,
    acostumado a enfrentar OS perigos da guerra SEM SE Change. No entanto, Quer when DEUS, comeu MESMO UM Sonho E Capaz de aterrorizar hum Homem Como ESSE. Localidade: Não HÁ Dúvida de Que a SUA cama era macia, Confortável, e Muito Bem guardada. Apesar Disso, Pensamentos OS Que Teve SOBRE ESSA cama trouxeram um grande ELE Preocupação. Como visões da SUA Cabeça e como Criaturas da SUA Própria Imaginação, Tudo ISSO o deixaram transtornado. Nota Que DEUS PODE Fazer com Que ATÉ MESMO OS Grandes Homens se sintam preocupados, MESMO when dizem à SUA alma: "Localidade: Não se importe. Coma, beba e alegre-se ". ELE PODE Fazer com Que aqueles Que perturbaram o Mundo e atormentaram a milhares de PESSOAS sejam SEUS próprios algozes e atormentadores, e aqueles Que foram S DOS terroristas Poderosos, se tornem hum terror Pará ELES mesmos. Pela consternação à qua FOI POR ESSE levado Sonho, e Pela IMPRESSÃO Que LHE causou, ELE percebeu Que Localidade: Não se tratava de hum Sonho Comum, Mas Que havia Sido enviado POR DEUS COM UMA Missão especial.
    Como Consultas that, EM VAO, ELE fez um SEUS Mágicos e astrólogos a Respeito do significado desse Sonho. He Localidade: Não havia esquecido O Sonho, Como acontecera Anteriormente, não Capítulo 2 ESSE Sonho estava suficientemente Claro los SUA Mente. Sendo ASSIM, o rei queria saber a SUA Interpretação EO Que estava previsto Sendo ATRAVES DELE (6 v.). De Todos os sabios da Babilônia foram imediatamente convocados, sim, Todos aqueles Que ERAM suficientemente Tolos parágrafo fingir Que Mágicos ERAM, adivinhos, inspetores das entranhas dos animais, OU observadores das Estrelas. Atraves de TODAS essas feitiçarias enguias tentavam predizer como COISAS Futuras. Todos enguias deveriam vir juntos para Ver se algum DELES, OU los Conjunto, poderia Fazer SUAS Consultas e interpretar o Sonho do Rei. E provável that, in algum Caso Parecido, algumas dessas PESSOAS tivessem Dado AO rei algum Tipo de Satisfação e Que, atraves das Regras da SUA arte, tivessem respondido ÀS perguntas do Rei Deixando-o Satisfeito com respostas CERTAS OU erradas, Que Mais Tarde se Localidade: Não UO cumpririam. Ágora Mas como o SUAS Expectativas foram frustradas. He contou a Respeito do Seu Sonho (v. 7). No entanto, enguias foram incapazes de Interpreta-lo, embora tivessem se gabado com grande Segurança (cap. 2.4,7) de that Caso tivessem Sido consultados, seguramente teriam Sido capazes de Interpreta-lo. Mas a chave do Pará ESSE Sonho era UMA Profecia Sagrada (Ez 31.3ss) Onde, Por Causa do Seu Orgulho, assírios OS, Como Nabucodonosor, São comparados a UMA Árvore Cortada. ESSE era hum Livro that they Localidade: Não tinham estudado e fazer qua Localidade: Não tinham Tomado Conhecimento. Caso contrario, o poderiam ter penetrado no Sonho Mistério desse. A Providência havia Organizado ESSE Sonho de Maneira Que um Princípio enguias ficassem perplexos, e Que a Interpretação posterior de Daniel pudesse redundar los Glória Para O Seu DEUS. Havia se cumprido, ágora, Aquilo Que Isaías havia previsto (cap. 47.12,13), Isto É, Que when A Ruína da Babilônia estivesse si aproximando, OS SEUS Encantos e feitiçarias JUNTO COM OS SEUS astrólogos e Leitores de Estrelas, capazes de: Não seriam de LHE Prestar QUALQUÉR Serviço.
    HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry Antigo Testamento Isaías a Malaquias. Editora CPAD. pag. 487.
     
    2. Daniel convocado é (Dn 4.8).
    DANIEL VOLTA AO CENÁRIO PROFÉTICO
    O Detalhe desse Capítulo E Que o proprio rei ESTA Contando O Sonho. Sabios SEUS OS, astrólogos e Caldeus o decepcionaram, e ELE lembrou-se de Que havia apenas hum Homem nenhum Palácio los Que a Ciência de Deus era demonstrada EO Único Que pódios Revelar OS Mistérios Do Sonho Que Tanto o perturbaram. O proprio rei reconhecia Que o DEUS de Daniel era superior, um sistema operacional Todos os deuses da Babilônia. ELE MESMO reconhece Que havia Sido arrogante e DEUS o Adverte e Revela Seu Futuro num Sonho Que ELE Localidade: Não conseguia trocadilho. Localidade: Não se tratava de hum Sonho Comum, mas UMA Revelação divina ACERCA do Futuro de Nabucodonosor.
    Daniel E convocado uma Entrar na Presença do Rei (4.8). Nabucodonosor contou-LHE O Sonho e queria that Daniel LHE desse uma Interpretação. Daniel ouviu Atentamente O Sonho do Rei e pediu-LHE o Porque tempo, POR UMA Quase Hora, Daniel Esteve atônito e SEM Coragem parágrafo Revelar A Verdade do Sonho. Interpretar era Sonhos UMA habilidade Espiritual de Daniel reconhecido from when Entrou no Palácio da Babilônia Conforme ESTA Escrito: "Ora, a sos Quatro Jovens DEUS DEU o Conhecimento ea Inteligência em TODAS como letras e Sabedoria; Más a Daniel DEU Entendimento los Toda Visão e Sonhos "(Dn 1.17)
    "Beltessazar, Dos Príncipe magos" (4.9). Como aceitar ESSE Aspecto na Vida de Daniel? E bom Que se DIGA, Que o nomo Beltessazar era hum nomo Dado a Daniel e Que ELE PODIA evitar Localidade: Não, o Porque Vinha da Parte Do Rei. Entretanto, O Seu Papel de Liderança e de Chefia SOBRE OS "sabios e magos do Palácio" em that implicava Daniel cumpria SUA função oficial SEM SE Envolver com a magia daqueles Homens Que ELE PODIA de: Não se mudar. He continua a Ser Daniel, fiel e temente a DEUS.
    Elienai Cabral. Integridade Moral e Espiritual. O Legado do Livro de Daniel Pará a Igreja Hoje. Editora CPAD. pag. 69-70.  
     
    Dn 4.8 Por FIM se me apresentou Daniel. This História Deixa de Lado a Busca POR Daniel, Conforme se ve no Capítulo 2, Como se ELA Localidade: Não tivesse ocorrido. E provável that como DUAS Historias sejam Independentes. Este Quarto Capítulo POR Certo Localidade: Não E Visto Como fazer dela dependente Segundo, de MoDo algum. Localidade: Não apresenta nenhuma Progressão. Faz-SOE Pensar Que o rei, EM SEGUIDA, descobriu Daniel. Daniel also E Chamado de Beltessazar. Ver a Mudança do Nome de Daniel Dan los. 1.7. He recebeu novo Nome de a Acordo com Bel (Marduque), o deus capital da Babilônia. E, Acima de TODAS como PESSOAS Que o rei conhecia, Daniel estava Cheio do Espírito dos deuses santos. ESSA Linguagem e Paga, Naturalmente. O rei Deveria ter Dito "Cheio com o ESPÍRITO de DEUS". Daniel era hum Homem inspirado, um gigante Espiritual de Quem se poderia esperar Toda uma forma de Maravilhas, Acima do Que se poderia esperar de QUALQUÉR Homem mortal. O Ser divino estava com Ele, e ISSO o tomava hum Homem Extraordinário.
    O rei aferrou-se AO Seu paganismo e As SUAS expressões, mas reconheceu Que tinha Muito parágrafo Aprender de Daniel é Sua Fé hebraica.
    Champlin, Russell Norman, Antigo Testamento Interpretado versiculo POR versiculo. Editora Hagnos. pag. 3388.
     
    Dn 4.8: "Mas POR FIM Entrou na Minha Presença Daniel, Cujo nome é Beltessazar, Segundo o Nome de Meu Deus, e não HÁ Qual o Espírito dos deuses santos; e eu contei O Sonho Diante DELE ".
    "Daniel, Cujo nome é Beltessazar; O Texto em Foco Diz Que Este nomo de Daniel, Que herdara Naquela corte, era Segundo o nomo dos deuses principais ali. Bei um e Nebo ERAM como principais divindades  babilônicas . (Ver Is 46,1). Nomos SEUs tornaram-se also Sinónimos do Fim de Babilônia e fazer Seu Domínio (Jr 50.2 e 51.44). Nessa Conexão, Bei TEM Seu Nome Ligado AO deus Nebo, era considerado Que Seu Filho. Bei (EM sumeriano, "em, senhor", e lhes hebraico, "Baal", "o senhor da noite", das UMA era divindades da Tríade sumeriana inicial era, juntamente com Anu e Enki, e ESSE Seu Nome hum Título OU epíteto que deus do Vento e da Tempestade. Ao tornar-se o deus Marduque diretor de Babilônia, nenhuma Segundo Século aC, recebeu o nomo Adicional de Bei. Daniel recebeu o nomo Desta Imagem, mas nada daquilo afetou SUA Conduta Espiritual (Rm 14.14 e Tt 1,15).
    Severino Pedro da Silva. Daniel versiculo POR versiculo . Editora CPAD. pag. 74-75. 
     
    O reconhecimento Que Fez a Daniel um Fim de incumbi-lo de interpretar ESSE Sonho. Por FIM,  Daniel Veio à SUA Presença (8 v.). PoDE Ser that Daniel tenha se recusado a se associar AO resto dos Intérpretes POR Causa da incapacidade DELES, OU TALVEZ o proprio rei tenha Preferido Que OS SEUS próprios Mágicos tivessem ESSA Honra los Lugar de Daniel, OU MESMO o Porque Daniel Fosse o Governador de Todos os Homens sabios da Babilônia (cap. 2.48). Mas o Fato E Que, Como era habitual, ELE FOI O Último a Ser consultado. Muitos fazem da Palavra de Deus o Seu ÚLTIMO Refúgio e somente recorrem a ELA when se sentem Privados de QUALQUÉR Outro Auxílio. O rei cumprimenta Daniel com Toda consideração, menciona o nomo fazer profeta, cuja ESCOLHA ELE acredita ter Sido Muito feliz, POIs significava hum bom prenúncio: Seu nome é Beltessazar, e VEM de Bei, o nomo fazer deus DELES. He Elogia como SUAS Raras qualidades: "ele TEM o Espírito dos deuses santos e eu contei O Sonho Diante DELE" (v 9.). Por Causa dessas Palavras PODEMOS Supor Que Daniel estava Longe de Sentir QUALQUÉR Sentimento de Orgulho e, Pelo contrario ficou Muito Mais preocupado los Ouvir Que Aquilo Que possuía Como Um Dom Recebido fazer DEUS de Israel, o verdadeiro DEUS vivo, estava Sendo atribuído um hum deus de Nabucodonosor, era that UMA divindade falsa e imunda. Eis aqui a lista a Estranha Mistura de Pensamentos e opiniões that encontramos Nesse rei. Mas ISSO E ENCONTRADO geralmente naqueles Que se colocam ao Lado das SUAS corrupções, e contra a convicções corretas. 1. de Ele mantém uma Linguagem EO dialeto da SUA idolatria, portanto, FICA Claro Que Localidade: Não havia no Coração do Rei UMA Conversão à Fé e à Adoração AO DEUS vivo. ESSE E UM rei idólatra, e ISSO SE Revela atraves da SUA Linguagem. Pois Fala SOBRE muitos deuses e Aceita that apenas UM SEJA Bastante, mas Localidade: Não parágrafo ELE Que se julga Suficiente los Tudo. E alguns acreditam that, when Fala SOBRE o Espírito dos deuses Sagrados, esteja supondo uma existencia de algumas divindades malignas Que OS Homens se preocupam los Adorar apenas parágrafo evitar Que ELAS lhes façam alguma maldade. E also a existencia de algumas divindades beneficentes, Sendo Que essas ÚLTIMAS impulsionavam o Espírito de Daniel. He Bei reconhece Que era AINDA o Seu deus, embora UMA OU Mais-fold tivesse reconhecido o DEUS de Israel Como Sendo o Senhor de Tudo e de Todos (cap 2,47;. 3,29). He also Elogia Daniel, Nao POR UM Ser servo de Deus, mas de Como mestre dos Mágicos (v. 9), e supõe that um SUA Sabedoria SEJA Diferente da DELES, Nao los especie, mas lhes grau. Disso de Além, Daniel de: Não estava Sendo consultado Como profeta, mas Como hum mágico notável, extremamente Dedicado a SALVAR o Crédito da magia, when OS To Us Link tropeçavam e se confundiam embora fossem mestres nessa arte. Veja Como a idolatria estava arraigada los Nabucodonosor. O rei tinha Noção da existencia de muitos deuses, havia escolhido Bei parágrafo Ser o Seu deus particular, e de: Não conseguia se convencer de that Deveria abandonar ESSA Noção OU ESCOLHA SUA um. A insanidade Desta ESCOLHA JÁ LHE havia Sido demonstrada Mais de UMA Vez, e estava Acima de QUALQUÉR Contradição. ASSIM Como Acontece com To Us Link pagãos, ELE Localidade: Não Iria trocar OS SEUS deuses, embora Localidade: Não fossem deuses (Jr 2.11). Muitos persistem los Continuar Nesse Caminho falso somente POR pensarem Que Localidade: Não poderiam abandoná-lo com Dignidade. Como Veja como SUAS convicções frágeis ERAM, e com facilidade that was Capaz de abandoná-las. Certa Vez, ELE havia Chamado o DEUS de Israel de Deus dos deuses
    (Cap. 2.47). E ELE ESTA ágora colocando ESSE DEUS precioso e bendito los hum NÍVEL Igual AO daqueles a QUEM Chama de Deuses Sagrados. Nota Que se como convicções de: Não FOREM colocadas los Prática rapidamente, existe a chance de, lhes pouco tempo, Serem Totalmente Perdidas e esquecidas. Como Nabucodonosor Localidade: Não prosseguiu los DIREÇÃO AO reconhecimento da Soberania do verdadeiro DEUS, ELE logotipo retrocedeu e voltou a CAIR NA MESMA veneração Que Semper Teve Pelos SEUS Falsos deuses. No entanto: 2 He Confessa ter UMA grande Admiração POR Daniel, POIs SABE Que É hum grande servo do verdadeiro DEUS, e somente DELE. ELE acreditava Que o profeta era possuidor de grande UMA Visão Como interior, Por Exemplo, Uma Inspiração e capacidade de Previsão, that None dos SEUS Mágicos possuía: "Sei Que HÁ los ti o Espírito dos deuses santos". Observar Que o Espírito de Profecia E Totalmente superior, AO Espírito de adivinhação, MESMO when OS próprios Inimigos São OS juizes, Como was here manifestado DEPOIS de hum justo Julgamento de Habilidades.
    HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry Antigo Testamento Isaías a Malaquias. Editora CPAD. pag. 487-488.
     
    3. Daniel Ouve O Sonho e da Um SUA Interpretação (Dn 4,19-26).
    O Rei Conta a Daniel TODO o Seu Sonho. O rei Viu UMA grande Árvore de Dimensões Enormes Que produzia Belos frutos e Que era visível los Toda a terra. Animais de Os do-campo se abrigavam debaixo Dela e Os Pássaros faziam ninhos SEUS nsa SEUS Ramos (Dn 4,10-12). O rei Viu Descer do Céu "um vigia, um santo" (v 13.) E ESSE vigia clamava forte: "Derribai A Árvore e cortai-LHE OS ramos" (v 14)..
    A majestosa Árvore (w. 11,12). O Texto Diz Que era "Uma Árvore no Meio da terra" (4.10). Isto É, A Árvore chamava a Atenção o Porque tinha UMA posição central, parágrafo simbolizar o Império  Babilônico  naqueles dias. A Babilônia destacava-se POR TODO concentrar o Poder Conquistado POR Nabucodonosor na capital UMA Figura simbólica da Babilônia escatológica Que Aparece los Capítulos Apocalipse n.os 17 e 18 anos A "Árvore" do Sonho de Nabucodonosor era formosa e bela. A Visão esplendida Dessa Árvore indicava uma formosura, a grandeza, o Poder ea Riqueza Que representavam a Glória de Nabucodonosor. Ninguem na terra havia alcançado TODO ESSE Poder Antes DELE. Daniel declarou AO rei Que aquela Árvore Que Seria Cortada era o proprio rei e Disse: "Es Tu, ó Rei" (Dn 4.22).
    Imaginemos uma tristeza de Nabucodonosor AO Ouvir ESTA declaração. Como resignar-se ante Serenamente hum Fato Inevitável Revelado Pelo DEUS de Daniel. ASSIM E a Glória dos Homens, Como UMA Árvore Que Cresce e se Torna frondosa e, de Repente, E derribada. ASSIM DEUS soberbos OS destroi.
    "Um vigia, um santo, descia do Céu" (4.13). A figurada parágrafo Falar do Papel dos anjos designados POR DEUS parágrafo executarem a SUA Vontade E o Termo "vigia" ou Linguagem "um santo" vindo do Céu. Localidade: Não HÁ Dúvida de Que Os Anjos de Deus trabalham com Missão delegada parágrafo Proteger e Pará cumprir como Ordens de DEUS. Na Visão do Rei, Viu ele "hum vigia" Que descia do Céu Com uma Missão de proclamar OS Juízos de Deus (Dn 4.14,15). No Antigo Testamento, Os Anjos tinham UMA ATIVIDADE Mais Presente na Vida do povo de DEUS. No Novo Testamento, enguias continuam SUAS Atividades lhes obediência a DEUS, mas Hoje a Igreja de CRISTO TEM O ESPÍRITO SANTO Que vive na Igreja ea orienta los Tudo. Alguns teólogos creem n'uma Teofania, referindo-se AO PROPRIO DEUS Como "o vigia, o santo". Alguns estudiosos interpretam Como Sendo o Senhor JESUS ​​CRISTO, Uma Vez Que He se apresenta los To Us Link Eventos Bíblicos n'uma Teofania especial. Entretanto, AINDA Que mereça apreciação ESTA ideia E discutível na SUA Interpretação. Preferimos uma ideia de Que se Trata de Um Anjo da Parte de Deus com Poder delegado parágrafo Fazer Juízo contra Árvore ESTA.
    Juízo e Misericórdia de São DEMONSTRAÇÕES da Soberania de Deus (4.14,15). No versiculo 14 a delegada de DEUS AO Seu anjo de Ordem era o Juízo de derribar uma Árvore, SEUS ramos e SUAS Folhas. O Texto do versiculo 15 Deixa Claro Que DEUS de: Não queria destruir Tudo daquela Árvore, mas ELE DEU Ordem AO Seu anjo parágrafo that "o tronco com o SUAS Raízes" fossem deixadas na terra. A intenção divina de: Não era destruir Nabucodonosor SEM DAR-LHE uma Oportunidade de se converter e reconhecer a Glória de Deus. Mas o proprio rei testemunhou that was Inevitável uma consequencia de SUA arrogância. ELE FOI tirado do Meio dos Homens e ficou Completamente louco, indo Conviver Com Os animais do-campo POR Sete Anos (Dn 4.25). DEPOIS de Sete Anos, Nabucodonosor voltou AO normal, mas o Seu reino logotipo DEPOIS FOI POR sucedido Belsazar Que fez CAIR o reino NAS Mãos de Dario, o persa.
    Daniel Da uma Interpretação do Sonho (4,19-26)
    "Entao Daniel, ... Esteve atônito Quase UMA Hora" (4,19). Mais UMA Vez, o Servo de Deus tinha UMA Missão Difícil e ficou perplexo o Porque a Revelação era forte e havia dificuldade parágrafo entendre O Sonho. O ritmo that levou parágrafo interpretar significava Que ELE ficou amedrontado los CONTAR AO rei A Verdade da Revelação. De Certo modo, Daniel gozava da Confiança do Rei Como Conselheiro e preferia, Como Homem, Que como revelações do Sonho de: Não atingissem a Pessoa do Rei. Mas Daniel Localidade: Não PODE evitar, o Porque o proprio rei, percebendo a perplexidade de Daniel, o instou that Localidade: Não tivesse Medo e contasse exatamente o Que o Seu DEUS havia Revelado.
    "Respondeu Beltessazar e Disse: Senhor Meu, O Sonho SEJA contra o Que te TEM Ódio, ea SUA Interpretação Pará Inimigos OS TEUs" (4.19). Daniel reconhecia Que o rei havia Sido Bondoso e complacente com ELE e SEUS amigos e, POR ISSO, preferia Que o Juízo Fosse OS contra Inimigos do Rei. Daniel sabiá Que havia Dentro fazer complôs contra o Palácio rei e, POR ISSO, ELE preferia Que o Juízo fossa parágrafo punir OS Inimigos fazer monarca. Mas Daniel Localidade: Não PODE evitar Falar A Verdade.
    "Es tu, ó rei" (v. 22). Daniel FOI incisivo e Objetivo lhes informar AO rei Que ELE MESMO era, simbolicamente, uma frondosa Árvore do Sonho, mas Localidade: Não evitaria uma Tragédia e moral Espiritual fazer Seu reino. He perderia a grandeza Que tinha OS de Durante tempos "Sete" (Sete anos). No versiculo 26, assegurava a Revelação AO rei a Restauração SUA, mas parágrafo Que ISSO acontecesse, ELE Deveria dar Sinais de Arrependimento e PROVAR a si MESMO AO Seu Império e um interior Mudança na SUA Vida.
    Daniel aconselha AO rei Que reconheça OS SEUS Pecados e MUDE de atitude parágrafo Que a Misericórdia divina o Alcance (4,27-38). Passaram-se hum Ano (Doze Meses) e houve, comeu Certo Ponto, um prolongamento da tranquilidade de Nabucodonosor. Mas ELE Localidade: Não se humilhou e Localidade: Não Mudou de atitude. Pelo contrario se empolgou com a Beleza de SUAS Construções e SEUS jardins suspensos Pará agradar a SUA Esposa, Segundo escreveu o historiador Josefo. Nos versículos 34 a 37, DEPOIS dos Sete Anos de insanidade, ELE recuperou Seu Entendimento e acordou um parágrafo Realidade when louvou a DEUS. Aprendemos com ESTA História Que o Orgulho è sempre insano e inaceitável Diante de Deus e Que a Mais sobria atitude E reconhecer a Soberania de Deus e Louva-lo.
    Elienai Cabral. Integridade Moral e Espiritual. O Legado do Livro de Daniel Pará a Igreja Hoje. Editora CPAD. pag. 70-73.  
     
    Daniel provar a Interpretação (4,19-24)
    Dn 4.19 entao Daniel, Cujo Nome era Beltessazar. Daniel ficou assustado Pela Visão, Nao Tanto POR Causa de SUAS Vividas Imagens, mas POR Causa fazer Seu significado. ELE sentiu prontamente O Que estava Sendo Comunicado, é Isso o fez silenciar-se. Grandes Emoções PODEM paralisar como Cordas vocais e estontear uma Mente. ASSIM Sendo, POR UMA Hora inteira Daniel nada Disse. Recuperando o autocontrole, o profeta emitiu hum Desejo Impossível: que Aquilo Que tinha Sido Visto acontecesse AOS Inimigos do Rei, Nao AO PROPRIO rei. ESSE Desejo de: Não LHE Seria concedido, mas a Verdade e that fóruns hum Desejo inspirado Pela melancolia fazer Momento. O profeta proferiu SUA "fórmula A FIM de desviar om al", Algo Comum sem Oriente, when se proferiam Palavras potencialmente daninhas. Mas uma fórmula de Daniel Seria Inútil, AO Passo Que a Profecia propriamente dita Seria cumprida de Modo Preciso. Localidade: Não E Fácil Prever UMA grande provação SOBRE UM ente amado, OU UM amigo, e E AINDA Menos Fácil conta-la. Localidade: Não obstante, a Oração e Mais Forte Que a Profecia, de MoDo Que um anulada Profecia PODE ser. Que ESSE SEM pré SEJA O Nosso Caso! Nabucodonosor tinha de passar POR UMA provação, da qua sairia Melhor. Os julgamentos de DEUS São DeDos de Suá Mão amorosa.
    Dn 4.20,21 A Árvore Que viste, Que cresceu. Os vss. 20-21 retomam OS detalhes da Visão explicada Nos versos. 10-12. O profeta repetiu de Todos os detalhes, as antes de DiZer o temível "és tu, ó rei" (vs. 22).
    "Daniel recapitulou a Questão fazer Sonhos. Como Pequenas Variações los Relação AO that e Dito Nos versos. 10-17 de: Não devem Ser consideradas significativas "(Arthur Jeffery, In loc.). A Interpretação adiciona alguns detalhes Que Localidade: Não aparecem nenhum original relato.
    Dn 4.22 És tu ó rei, Que cresceste. A Árvore, pingos TÃO exaltada, mas DEPOIS humilhada Ate O Quase nada, falava do proprio rei. Para apreciar a grandeza da Babilônia e de Seu rei, ver no Dicionário o Artigo Chamado Babilônia. O rei era alto e forte e espalhou-se Como OS Galhos de Árvore UMA POR TODAS como contraditório do Mundo entao conhecido. Neste Ponto, um TEM UMA Septuaginta longa adição Que Quase certamente relaciona o Texto Presente AO PERÍODO dos Macabeus. O Império babilônico FOI o Maior e Mais Poderoso Que houve ATÉ AQUELE tempo, Conforme demonstra o Artigo citado. Era Pequeno Segundo OS Padrões Modernos, mas gigantesco parágrafo OS Padrões Antigos. Cf. Este versiculo com Jer. 27,6-8. "Ele ultrapassou a de Todos os reis da terra, EM Poder e Honra, e aspirou atingir uma Própria divindade, Conforme SEUS Galhos se estendiam ATÉ OS confins da terra (vs. 11)" (John Gill, em loc.).
    Dn 4.23 Quanto AO Que Viu o rei, um vigilante. Este versiculo repete OS Elementos dos versos. 13-16, Onde ofereço Notas expositivas. A repetição FAZ Parte do Estilo Literário fazer autor.
    Dn 4.24 This E a Interpretação, ó rei. Os vss. 24-25 passam a VSS interpretar os. 13-16 (repetidos não vs. 23). O Que aconteceria AO rei Devia-se a hum decreto do DEUS altissimo. Quanto a Notas SOBRE ESSE titulo divino (Que Aparece Treze-fold No livro), ver Dan. 3.26. Nabucodonosor tinha de Pagar POR de Todos os tipos de Pecados, especialmente o Pecado fazer Orgulho (VSS. 27,30,31). ASSIM Sendo, o decreto divino era justo e precisava Ser cumprido. Cf. o vs. 17 O Rei verdadeiro e celestial tinha de Ser exaltado e Localidade: Não toleraria Competição. Nabucodonosor precisava Ser derrubado. Ver o vs. 25.
    Dn 4.25 Seras Expulso de Entre OS Homens. A derrubada da Árvore faria com that como avenidas Que se tinham alojado los SEUS ramos saíssem Voando. E when A Árvore Caisse, Os animais tinham that Feito SUAS covas AO Pé da Árvore correriam parágrafo Lugares Seguros. Os frutos that cresciam los SEUS ramos cairiam de súbito. Tal DESCRIÇÃO PODE Parecer significar a Destruição do Império babilônico Pelos medos e persas. Mas sabemos Que a Confusão dizia Respeito AO PROPRIO rei. EM SUA insanidade Temporária (that o deixaria Completamente arrasado Pelo golpe Divino), o rei correria parágrafo A Floresta e viveria Como hum animais. Comeria relva Como hum boi e viveria Exposto à chuva e AOS Elementos da Natureza los Geral. Nabucodonosor continuaria Nesse Estado POR Sete Anos. E Viria a ASSIM QUEM E reconhecer o verdadeiro Rei, a saber, o DEUS Altissimo (ver como Notas SOBRE Dan 3,26.). Ver vss os. 14-16, that this versiculo interpre-. O Governo e OS governantes Terrenos São levantados e derrubados, Conforme Chega o ritmo de Seu Governo (ver Atos 17.26), Por Meio de Decretos divinos, e de: Não Pelo Poder e Pelo engenho Humano. Jui. 3.8 Dá um entendre Que Nabucodonosor se estabelecera Como se Fosse hum deus e requeria honrarias Correspondentes. FOI lembrado Pelos judeus de: Não Como hum grande construtora, mas QUEM Como tinha Destruido A Cidade sagrada e Reduzido a Nação uma Praticamente nada, EM SEUS Ataques e  subsequentes  cativeiros. Portanto, se havia alguem Que precisava Ser derrubado, era ESSE Homem Nabucodonosor.
    Existe UMA Desordem mental, conhecida Como zoantropia, Segundo a qua uma Pessoa se imagina hum animais e Passa a Agir Como hum Ser irracional. TALVEZ ESSE tenha Sido O Caso de Nabucodonosor. Sem importar a Natureza Específica da SUA enfermidade, o Fato E Que ELA FOI UM Instrumento da Mão de Deus, primeiramente Pará humilhar e entao Pará restaurar Nabucodonosor. De Todos os Juízos de Deus São restauradores. Dn 4.26 Quanto AO that was Dito, Que se deixasse a cepa. N abucodonosor voltaria; ELE se recuperaria; ELE aprenderia A Lição e entao receberia de Volta Seu Poder e Glória. E ESSE o Símbolo da cepa da Árvore, Que restaria e térios o Poder de reproduzir-se, formar ando hum A Árvore nova, from como raízes, Este versiculo interpre- o vs. 15 O rei precisava Aprender Que o Céu e that governa, Conforme se Le A Respeito do DEUS Altissimo não vs. 25 ESSE USO Localidade: Não se Acha los None Outro Trecho fazer Antigo Testamento, EM bora SEJA Bastante com hum Nos Livros dos Macabeus. "Governa DEUS! ESSA E a Palavra de Esperança parágrafo A Nossa Loucura. Devemos Aprender Que o Altissimo governa Sobre a terra, e that Os Reis de: Não formam Exceção ... E UMA Lição de mordomia ... when rei Tiago VI, da Escócia, se jactava de SEUS DIREITOS, Andrew Melville segurou uma fímbria de SUAS vestes e Disse; "Você, tolo vassalo de DEUS! Existem Dois Reinos na Escócia e existem somente Dois reis: o rei Tiago EO Rei CRISTO JESUS. Sas Reinos, voce Localidade: Não E NEM NEM Senhor Cabeça, mas súdito "(Gerald Kennedy, em loc.).
    Champlin, Russell Norman, Antigo Testamento Interpretado versiculo POR versiculo. Editora Hagnos. pag. 3388-3389.
     
    Dn 4.19: "Entao Daniel, Cujo Nome era Beltessazar, Esteve atônito Quase UMA Hora, e OS SEUS Pensamentos o turbavam; falou POIs o rei, e Disse: Beltessazar, Não Te Espante O Sonho, NEM SUA uma Interpretação. Respondeu Beltessazar, e Disse: Senhor Meu: O Sonho SEJA contra OS Que te TEM Ódio, ea SUA Interpretação Pará Inimigos OS TEUs ".
    O Presente Texto Nos Mostra o grande espanto do Velho profeta. Viu o logotipo ELE SENTIDO daquela Visão, e ficou atônito, o Porque Tudo Aquilo se referia AO rei, e era Muito duro O Que ELE tinha de LHE DiZer. Daniel era, Sem Dúvida, um Homem Muito fiel; Acima de QUALQUÉR Coisa, parágrafo ELE o Importante era a Verdade. Acreditamos Que, à proporção Que o rei descrevia O Sonho da Grande Árvore, o ESPÍRITO de DEUS los Daniel desenvolvia um SUA Interpretação, Detalhe conferida los CADA; ELE desejava O Bem daquele monarca, mas percebia, EM CADA Elemento do Sonho, Que o Sonho, continha o anuncio de hum Julgamento contra o rei, da Parte de DEUS. Muitos servos do Senhor TEM sofrido na Vida por forma POR Causa da Verdade, mas ISSO è sempre gratificante. OS mentirosos ficarão fóruns do Céu (Ap 22.15). Daniel de: Não renunciou à Interpretação, ea Fez uma contento, Como se ve Nos versículos seguintes.
    Dn 4.20: "A Árvore Que viste, Que cresceu, e se fez forte, cuja Altura chegava ATÉ AO Céu, e that was vista POR Toda a terra".
    No Texto em Foco, Daniel lembra AO monarca O Que ELE MESMO Afirma ter Visto em Sonho não versiculo 10 do Presente Capítulo. O rei  babilônico  Nunca jamais tinha Visto los Toda uma SUA Vida UMA Árvore Que tivesse tal tamanho; SUA ALTURA ultrapassa QUALQUÉR possibilidade de UMA Árvore Crescer na terra. Como encontra em Coisas UO Meios Pelos cais Quais d'Orsay DEUS Semper Fala São Grandes, o Porque DEUS É UM DEUS grande. DEUS E Aspectos grande los de Todos os: 1) na Misericórdia SUA (Lm 3.22); 2) na SUA Fidelidade Que É descrita also Como Sendo grande. (Ver Lm 3.23); 3) nenhum de amor SEU (Rm 5.5); 4) na SUA Salvação Que É mui grande (Hb 2.3). Reinos do Mundo de Os also TEM SUAS grandezas POR algum tempo, mas DEPOIS declinam; o reino de DEUS e de CRISTO, Pelo Contrário: Não TERA FIM. (Ver Lc 1,33)
    Dn 4.21: "Cujas Folhas Formosas ERAM, EO Seu Fruto abundante, e lhes that para Todos havia mantimento; debaixo da qua morava OS animais do Campo, um e lhes cujos ramos habitavam como aves do Céu ".
    Daniel, Como JÁ fizera num Sonho anterior (cap. 2), continua na DESCRIÇÃO, e, DEPOIS, Inicia uma Interpretação. Nesse Cenário favorável, a Manifestação do Poder de Deus, Mistérios Que Revela OS UO COISAS Ocultas, E NAS indispensável Interpretações feitas POR Daniel. Na condição de Muito superiores a de Todos os magos, o profeta de: Não fóruns consultado Entre enguias, POIs desconhecia o Poder das trevas that agia naqueles sabios Caldeus. No versiculo 19, vemos Daniel Falar demorando Pará, comeu Ser encorajado Pelo rei e POR DEUS a faze-lo. O verdadeiro crente è sempre "Moderado"; ELE Primeiro medita E Depois Fala. O Livro de Provérbios E o grande Manual de Instrução parágrafo TODO O Homem. A advertencia divina Nesse SENTIDO E: "Não Te precipites com a tua boca, NEM o teu Coração se apresse a pronunciar Palavra alguma Diante de Deus" (Ec 5.2). Daniel, Como servo fiel, estava ali Diante de Deus e fazer monarca  babilônico , POR ISSO Toda era Prudência Pouca!
    Dn 4.22: "Es tu, ó rei, Que cresceste, e te fizeste forte; uma grandeza cresceu tua, e Chegou Ate O Céu, EO TEU Domínio Ate a extremidade da terra ". "A tua grandeza cresceu ... Ate O Céu". Um Presente Expressão Semper TEM Conexão com Babilônia EO Seu Povo. O Texto em Foco also Nos FAZ lembrar a semelhança do Pecado de Sodoma (Gn 18.21), EO da Cidade de Nínive (Jn 1,2); EO Pecado da grande Babilônia descrita los Ap 18.5, Que Diz: "... JÁ OS SEUS Pecados se acumularam Ate O Céu ..." ISSO significa Que o Pecado concebido, Nasce, Cresce e, estando na fase de amadurecimento SUA, toca Nos Céus. O profeta Jeremias Segue hum paralelismo Semelhante a este, lhes Seu Livro (Jr 51,9). O Julgamento de Babilônia, aí, atinge OS Céus, Sendo Elevado ate o firmamento. O Dominio de Nabucodonosor se processava los Ordem Crescente e JÁ estava atingindo ate o Céu, e certamente o mau cheiro Que sobe da terra, do conforme descreve João Séculos DEPOIS, aborrece a alma de DEUS. QUALQUÉR dessas Idéias Nos fornece hum indício de Como o Pecado PODE acumular-se, produzindo, necessariamente, o amadurecimento de para o Juízo de Deus.
    Dn 4.23: "E Quanto AO Que Viu o rei, um vigia, um santo, Que descia do Céu, e Que dizia: Cortai a Árvore, e destruí-a, mas o tronco com raízes tão SUAS deixai na terra, e Com cadeias de ferro e de bronze, na erva do campo; e SEJA Molhado fazer Orvalho do Céu, ea SUA Porcão Com Os animais do-campo, comeu Que passem SOBRE ELE Sete tempos ".
    "... Um vigia, um santo ..." Apresente Expressão e also CITADA nenhum versiculo 13, Onde E retratado Como Sendo "um vigilante eterno", "um Ser Que Localidade: Não dorme". Somente hum individuo E referido here. De Todos os comentadores da Atualidade TEM seguido uma MESMA Opinião Quanto AO "guarda eterno", E ISTO, identificando-o Como o Senhor a QUEM Daniel servia, AQUELE that "Localidade: Não dormita, NEM dorme". (Ver SI 121.4). ELE TEM Poder parágrafo Fazer Decretos e cumpri-los, com o Propósito de mostrar AOS Homens o Fato de Que o Altissimo governa NAS questões Humanas. No decreto do Altissimo, o Juízo SOBRE o monarca era Pesado mas era de: Não total; AINDA o tronco da Árvore haveria de brotar. Nas Palavras de Jó, ha UMA inferência Sobre a Passagem Presente: "o Porque HÁ Esperança Para a Árvore, Que se para Cortada, AINDA se renovará, e Localidade: Não cessarão OS SEUS renovos. Se Envelhecer na terra a SUA Raiz, e Morrer o Seu tronco sem Pó, AO Cheiro das Águas brotará, e Dara Ramos Como uma planta "(Jó 14,7-9). QUALQUÉR Que Fosse Seu castigo, DEUS o preservaria, Como preservou Dois ramos: Nabonido e Belsazar, nenhum Império  babilônico .
    Dn 4.24: "Esta è a Interpretação, á rei: e Este E o decreto do Altissimo Que Vira SOBRE O Rei Meu senhor.
    O Texto em Foco Mostra-SOE Como Daniel começou a Interpretação da Grande Árvore Que o rei tinha Visto em Sonho. Declarou Que AQUELE monarca era uma Árvore e Que Realmente Seria Cortada Como when O Lenhador corta uma Árvore do Bosque. Mas Daniel acrescentou Que hum cepo fóruns deixado. Nabucodonosor Devia saber Que, AO passar o ritmo de castigo, Seria RESTAURADO Novamente não Seu posto Como governante do Império  babilônico . O DEUS de Daniel Que, Por via de Regra, E also O Nosso DEUS, semper Que Aplica UMA Sentença, ELA VEM mesclada de Misericórdia. (Ver 75.8 do Livro de Salmos). Porem, E evidenciados Que chegará o dia when Localidade: Não Mais ESSA Misericórdia insistirá, e, a DAI Partir, DEUS DARA AOS SEUS Inimigos hum "vinho Que se deitou, Nao Misturado, não cálice da ira SUA. (Ver Ap 14.10). Na Presente Era, OS Homens São Convidados a tomarem-parte no "Dia da Salvação", porem EM BREVE chegará O Momento los that they tomarão Parte nenhum dia da ira de Deus e do Cordeiro. (Ver 2 Co 6.2 e Ap 6.17).
    4.25: "Serás tirado de Entre Homens OS, animais ea tua morada Será, será com OS do Campo, e te Farão comer erva Como OS bois, e seras Molhado fazer Orvalho do Céu; e passar-se-ão Sete tempos POR CIMA de ti: ATÉ Que conheças Que o Altissimo TEM Domínio SOBRE o reino dos Homens, EO da Uma Quem Quer ".
    "Ate Que conheças Que o Altissimo TEM Domínio ..." No livro de Daniel, a Expressão "O DEUS Altissimo" E Frequente, EM VARIAS Conexões (3,26; 4,17, 24, 25, 32, 34, 5,18, 21; 7,18, 22, 25, 27). No Antigo Testamento, DEUS Aparece Pela Primeira Vez com Este Título, EM Gn 14.18, when o monarca Melquizedeque, trazendo pão e vinho, abençoou a Abraão. O vocábulo hebraico não originais é "EL Elyon". - O DEUS era altissimo o Título de DEUS, Adorado Pelo rei de Salém. Este Nome de Deus, when era USADO, mostrava uma superioridade DELE SOBRE OS ídolos do paganismo. Comumente, Os Antigos Habitantes da velha Mesopotâmia usavam uma Expressão "DEUS Lá de Cima". (Ver Jó 3.4). O salmista Davi escolhia Este nomo parágrafo SUA Habitação. (Ver SI 91,9). E, portanto, that evidenciados Daniel usava uma Linguagem Mais Acessível Para aquela gente  babilônica . (Ver 1 Co 9.20,22).
    Dn 4.26: "E Quanto AO that was Dito, Que deixasse o tronco com a Raízes da Árvore, o teu reino Voltara para ti, DEPOIS Que tiveres conhecido Que o Céu reina". O Presente versiculo enfatiza O Que muitos Psicólogos evangélicos JÁ afirmaram Escritos SEUs Em: "doença mental". AQUELE rei era hum Homem esmagado Pelo Ódio Que, Vez apos outra, o dominava e Que se tornou patológico. O Homem iracundo Vira um CAIR nenhum mal, Como Bem E declarado, Tanto Pela Palavra de DEUS Como Pelos Psicólogos: "Para hum Homem esmagado Pela Consciência de culpa, a biblia oferece uma Certeza de Perdão e Graça. Mas, AQUELE Que nega SUA culpa, ELA LHE Traz ameaças terríveis, parágrafo Fazer com Que ELE se auto-Análise ". A Correção de DEUS não era monarca caldeu uma "Operação severidade", mas era de: Não o esmagamento completo, Pelo contrario era SUA Salvação. DEUS precisava retirá-lo do Circulo Vicioso DOS SEUS esforços Naturais e cruéis semelhantes SEUs contra.
    Severino Pedro da Silva. Daniel versiculo POR versiculo . Editora CPAD. pag. 80-84. 
     
    A Interpretação de Daniel (4,19-27)
    When OS filosofos e Cientistas pagãos da corte desistiram de interpretar o Sonho e estavam los Completa Confusão, Daniel FOI introduzido e saudado Pelo rei com deferência respeitosa, reveladora de SUA Alta estima POR ESSE servo de DEUS. Podés Tu; POIs HÁ los ti o Espírito dos deuses santos (18), Disse o rei. Mas Daniel, when ouviu o Sonho, FOI POR dominado hum grande espanto e ficou SEM Falar UMA Durante Hora. Entao, encorajado Pelo rei, ELE expressou o Motivo fazer Seu espanto: Senhor Meu, O Sonho SEJA contra OS Que te TEM Ódio, ea SUA Interpretação, parágrafo OS teus Inimigos (19).
    A era Enorme Árvore, na Verdade, o proprio rei. Seu Crescimento e Força estupenda apresentavam hum Quadro Exato fazer Seu grande Poder. A tua grandeza cresceu e Chegou ATÉ AO CEU EO TEU Domínio, comeu uma extremidade da terra (22). Mas o Resultado trágico era that ESSA grandeza estava com Os Dias Contados. O rei, conhecido los Toda a terra Pela SUA capacidade, perderia a Razão e se arrastaria Pelo Chão Como hum animais do-campo. Ele, era that honrado Como o Maior Entre OS Seres Humanos, perderia SUA condição de Humano e se tornaria Como hum boi Que se Alimenta de Ervas. Ate Que passem SOBRE ELE Sete tempos (23) indicava Sete Anos de insanidade Pará o rei.
    Mas no Meio desse presságio Chocante de Julgamento, that Pará o rei DEVE ter soado Mais Terrível fazer that a morte, Veio a Garantia da infinita Fidelidade e Misericórdia de DEUS. Embora a Árvore Fosse Cortada, o tronco (23; "toco", NVI) FOI deixado parágrafo reviver e Crescer Novamente. Disso de Além, ELE FOI cercado de cadeias de ferro e de bronze, um Símbolo da firmeza e constância da Promessa de Deus de Sobrevivência e Restauração. No final de Interpretação da SUA, Daniel estava Parado Diante do rei rogando parágrafo Que ELE se arrependesse dos SEUS Pecados de injustiça e opressão, a Fim de Que DEUS prolongasse a SUA tranquilidade (27).
    Roy E. Swim. Comentário Bíblico Beacon. Daniel. Editora CPAD. Vol. 4 pag. 513-514.
     
    III - A Pregação DE DANIEL
    1 A Pregação de Daniel.
    A CONCLUSÃO da Interpretação descreve o Piedoso conselho that Daniel, profeta como, DEU AO rei (v. 27). Caso o rei se mostrasse preocupado com a Interpretação desse Sonho Seria Muito adequado that Nesse Momento o profeta LHE oferecesse algum conselho se estivesse despreocupado, como o SUAS Palavras teriam a Finalidade de Desperta-lo. Caso contrario, o usaria Palavras Pará consola-lo, e Elas deveriam Ser Consistentes com o Sonho ea SUA Interpretação, POIs Daniel sabiá Que a Interpretação de: Não poderia Ser condicional, Como No Caso da Destruição de Nínive. Observe: 1 A humildade com that Daniel oferece o Seu conselho, e also a SUA grande ternura e Respeito. E Como se ELE dissesse, EM Otras Palavras: "Portanto, ó rei, aceite o Meu conselho com hum Coração Aberto, POIs ELE E Dado com boa intenção e VEM de hum Sentimento de amor, e de: Não permita that SEJA mal-interpretado". Nota Que devemos procurar OS pecadores visando o Seu Proprio Bem, e enguias devem sor respeitosamente solicitados a Agir corretamente. O profeta ESTA suplicando AOS Homens Que suportem UMA Palavra de exortação (Hb 13.22). Creio Que seremos Bastante Úteis se como PESSOAS FOREM persuadidas a aceitar de Boa Vontade O Nosso conselho e se o aceitarem com Muita Paciência. 2 Qual era o Seu conselho. Daniel Localidade: Não ESTA aconselhando o rei a Tomar Remédio QUALQUÉR um Fim de evitar o Desequilíbrio da SUA Mente, mas a se desfazer dos Pecados Que estava cometendo, e Reformar um SUA Vida.
    HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry Antigo Testamento Isaías a Malaquias. Editora CPAD. pag. 851.
     
    O versiculo 27 do Presente Capítulo declara- that Daniel insistiu com o monarca caldeu, parágrafo Que ELE se arrependesse, mas, Caso Daniel IstoÉ tenha previsto, OU SEJA, UMA Mudança Naquela Vida, Isto É de: Não Aconteceu, o Porque Tudo indica Que o rei continuou a SUA Vida Como antes. Herodes, o tetrarca idumeu, AO Ser repreendido POR João Localidade: Não se arrependeu, Pelo contrario acrescentou ÀS SUAS Maldades Otras Mais. (Ver Lc 3.19, 20). O monarca Faraó also, AO Ser repreendido Pelo castigo divino, Nao se arrependeu, Pelo contrario, o endureceu o Seu Coração dez-fold Mais; e pereceu NAS ÁGUAS DO mar Vermelho. (Ver Êx 14.10; 15.1, 21; SI 136,15). Aqueles Que se endurecem Maior Dureza encontrarão; Localidade: Não E debalde QUE DIZ uma escritura: "Deus resiste EAo soberbos, mas da Graça AOS Humildes" (1 Pe 5.5). Nabucodonosor Localidade: Não DEU Ouvidos à Palavra divina a clamar AO Seu Redor, e Viu-se cercado POR UM Montão de Ruínas!
    Severino Pedro da Silva. Daniel versiculo POR versiculo . Editora CPAD. pag. 84-85. 
     
    Daniel exorta o rei A evitar uma Tragédia POR Meio de UMA atitude Imediata. Conforme o Seu conselho, assemelhando-se ELE Aqui AOS Profetas Clássicos (. p ex, Am 5:15.), nenhum Fato de Haver hum Elemento Contingente OU condicional los SUA Profecia: ponto de entrada Termo los teus Pecados Pela Justiça (27) de: Não TEMOS Aqui hum determinismo Passivo. Pelo contrario o autor insiste com hum Incentivo a UMA Mudança de Estilo de Vida. Localidade: Não se Trata de that POR Meio de boas Obras o rei POSSA SE SALVAR, mas de that mudando o Seu Modo de Vida ELE estara Demonstrando uma SUA aceitação da Verdade das Palavras de Daniel (cf At 26:20). Pobres Misericórdia do Pará com os; Chama a Atenção de injustiças no Estado, como cais Quais d'Orsay o rei tinha Poder parágrafo corrigir. Justiça (si (FQA) E Traduzido Pela LXX Como "dar esmolas", EO verbo Põe FIM (peruq) Como "redime". A Assim compreendido, Este versiculo parecia dar Apoio a UMA doutrina de meritos alcançados POR boas Obras, tornando-se hum . centro de Controversia no Tempo da Reforma O SENTIDO da Raiz do verbo se ve claramente los Contextos Tais Como Gênesis 27:40, "sacudirás o Seu jugo da tua cerviz" e Exodo 32: 3, "Tirai como argolas de Ouro".
    O SENTIDO é "romper COM Os Velhos Hábitos" e "Fazer o Que É Certo", um mandamento Que TEM MESMO SEM um significado especial Revelação, somente não Humano NÍVEL. A Tradução "dar esmolas" reflete o ponto-de-vista Corrente when a LXX FOI traduzida.87 e that FICA A Claro não Sermão do Monte, Onde "Exercer Justiça" (Mt 6: 1) Exposto E TERMOS los de dar esmolas, ORAR e jejuar. Exatamente cais Quais d'Orsay OS Ideais Que o rei  babilônico  poderia ter Localidade: Não PODEMOS sabre, mas evidentemente Seria Preciso Mais Que fazer advertências e exortações parágrafo Leva-lo à Ação.
    Joyce G. Baldwin ,. Daniel Introdução e Comentário. Editora Vida Nova. pag. 121-122.
     
    2 O Pecado de Nabucodonosor los Reação EAo Pobres.
    Dn 4.27 Portanto, ó rei, Aceita o Meu conselho. Os Pecados teriam de Ser derrotados Pela Prática da retidão, era ea idolatria de uma ofensa capital. A opressão E o Pecado especial da classe dominante. Ela térios de Ser abandonada e substituída Pela Justiça social. Se os tais encontra em Coisas fossem feitas, o severo Juízo divino dos Sete Anos de insanidade Teria Sido evitado. Cf. o conselho dEste versiculo com 3.30,31 eclesiástico e Tobias 4,7-11, Que dizem encontra em Coisas Similares. TALVEZ AO rei tenha Sido conferido hum PERÍODO de Graça (vs. 29), um par reverter Oportunidade o Curso do Pecado. Nabucodonosor tinha de "POR FIM AOS SEUS Pecados", SEJA OU, literalmente, térios de "redimir-se". Mas a Palavra hebraica peraq PODE referir-se AO afrouxamento fazer jugo. O rei era cativo de SEUS Pecados e tinha de livrar-se DELES, Caso quisesse Escapar da punição. Disso de Além, tinha de anular SUAS opressões Pela Caridade (possivelmente Pela Doação de esmolas), mas ESTA los vista a Prática da lei do Amor, Que cobre UMA Multidão de Pecados (ver Tia. 5,20). A Septuaginta apresenta aqui a lista de substantivo Grego eieeimosunais, "esmolas", mas ESSE E UM USO posterior da Palavra.
    Champlin, Russell Norman, Antigo Testamento Interpretado versiculo POR versiculo. Editora Hagnos. pag. 3390.
     
    O rei costumava ofender OS SEUS súditos e se comportar injustamente com SEUS aliados, mas Devia Mudar Tudo ISSO agindo com Justiça, concedendo-lhes Tudo Aquilo Que tinham um Direito, consertando O Que havia Feito de Errado SEM triunfar SOBRE O Direito ATRAVES fazer Abuso de Seu Poder. He Sido havia parágrafo cruel com OS Pobres, parágrafo Com Os Pobres de DEUS, parágrafo Com Os Pobres judeus. E ágora Devia Acabar com ESSA  iniquidade  mostrando-se misericordioso com sos Pobres, compadecendo-se DOS oprimidos, libertando-os OU tornando o Seu Cativeiro hum pouco Mais Fácil parágrafo enguias. Observe that, when se Trata fazer Arrependimento, Nao è necessario apenas Parar de Fazer o mal, mas Aprender a Fazer o Bem. Localidade: Não Só deixar de Fazer o mal, mas passar a Fazer o Bem a Todos. 3 Qual o Argumento that was Daniel usou par justificar o Seu conselho: Iria ELE prolongar a tranquilidade do Rei. Embora o Seu conselho de: Não Fosse evitar Totalmente o castigo, AINDA ASSIM ELE poderia Ser UMA forma de obter uma suspensão Temporária da Sentença, Como Aconteceu com ACABE when se humilhou (1 Rs 21.29). O Transtorno poderia Ser Mais Longo Curto UO Mais, when Chegasse, e Daniel ISSO Localidade: Não detalharia. Observe Que um Simples possibilidade de evitar hum castigo temporal, E UMA Razão suficientemente valida Pará se praticar UMA Obra TÃO boa Como abandonarmos OS NOSSOS Pecados e reformarmos A Nossa Vida. Quanto Mais Importante E agirmos dEste Modo com a Finalidade de evitarmos a Nossa Ruína eterna! "ESSA Será, será a cura dos TEUs Erros" (alguns entendem o Texto Sagrado dEste MoDo), "Dessa Maneira o desentendimento Será, será interrompido, É Tudo Ficara Bem Novamente".
    HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry Antigo Testamento Isaías a Malaquias. Editora CPAD. pag. 851.
     
    Dn 4.27. Quebre teus Pecados Pela Justiça o Faça Justiça. Dezenas de tu Sido hum Homem opressor; mostrar Misericórdia Pobres do Pará com OS, muitos dos cais Quais d'Orsay foram Feitos os tais por ti MESMO: testemunhar Toda a Nação dos judeus. He Devia cessar de Seu Pecados arrepender e Produzir frutos Dignos de Arrependimento, a Fim de Que ELE POSSA Misericórdia encontrar Na Mão de Deus.
    Adam Clarke. Comentário Bíblico de Adam Clarke. Daniel.
     
    ELABORADO: Pb Alessandro Silva ( http://estudaalicaoebd.blogspot.com.br/)  com algumas modificações Do Ev. Luiz Henrique.
     
    Questionário  da Lição 5 - DEUS Abomina a soberba
    Responda Conforme a revista da CPAD fazer 4º Trimestre de 2014 - Para Jovens e Adultos
    TEMA: A Integridade MORAL E ESPIRITUAL - O Legado DO LIVRO DE DANIEL PARA A IGREJA HOJE. Comentário: Prof. Elienai Cabral
    OS completos Espaços vazios e marque com "V" como respostas verdadeiras e com "F" como Falsas.
     
    RESPOSTAS DO Questionário EM  http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm 
     
    Referências Bibliográficas (Otras estao Acima)
    Biblia de Estudo - Aplicação Pessoal.
    Biblia de Estudo Almeida. Revista e Atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006.
    Biblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e Grego. Texto Bíblico Almeida Revista e Corrigida.
    Biblia de Estudo Pentecostal. Traduzida in English POR João Ferreira de Almeida, com REFERÊNCIAS e algumas Variantes. Revista e Corrigida, Edição de 1995, Florida EUA: CPAD, 1999.
    CD Biblia ILUMINA EM - CD Biblia de Estudo NVI EM - Biblia Thompson EM CD.
    CPAD -  http://www.cpad.com.br/  - Bíblias, CD, DVD, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
    VÍDEOS da EBD na TV, DE Lição INCLUSIVE -  http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
    www.ebdweb.com.br
    www.escoladominical.net
    www.gospelbook.net
    www.portalebd.org.br/
    http://estudaalicaoebd.blogspot.com.br/  -  Pb Alessandro Silva

     http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao5-ime-4tr14-deus-abomina-a-soberba.htm