3º Trim. 2014 - PRE ADOLESCENTES - Lição 6: Cuidando do tempo

3º Trim. 2014 - PRE ADOLESCENTES - Lição 6: Cuidando do tempo
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRE ADOLESCENTES – CPAD
3º Trimestre 2014
Tema: Descobrindo meus direitos e deveres
Comentaristas: Ângela Sueli Silva da Costa


LIÇÃO 6 -  CUIDANDO DO TEMPO

Texto bíblico   Eclesiastes 3.1-8
Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derribar, e tempo de edificar;
tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de abster-se de abraçar;
tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de deitar fora;
tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
Objetivos  após a aula seu aluno deverá compreender a importância de 
                   cuidar do tempo, bem como valorizar as tarefas que 
                   proporcionam o crescimento espiritual.

Introdução
Estaremos estudando na lição 06 a questão do tempo, no que se refere as varias atividades cotidianas que temos, estas as quais devemos conciliar com um  tempo  dedicado a Deus.
Para base desta lição temos o texto no livro de Eclesiastes, especificamente o capitulo 3, a qual declara que para tudo existe um tempo próprio.
         O capítulo 3 do livro de Eclesiastes é uma demonstração clara do nível de sabedoria que Salomão atingiu; edificada sobre a base sólida de profunda observação e reflexão. Embora essas reflexões tenham sido plasmadas à luz dos derradeiros anos da sua existência, não deixam de refletir o elevado grau de ponderação e certa ousadia ao tratar do arriscado assunto sobre o tempo. O conceito de tempo, ignorado nas emanações culturais dos povos antigos, perambulou de maneira habitual na mente de Salomão, e ele mesmo o deu a conhecer em linguagem acessível, pelos exemplos da periodicidade e repevidade de fenômenos naturais.

I-Rotina nos dias uteis
Em outras palavras, o tempo é uma componente do sistema de medições usado para sequenciar eventos, para comparar as durações dos eventos, os seus intervalos, e para quantificar o movimento de objetos. O tempo tem sido um dos maiores temas da religião, filosofia e ciência, mas defini-lo de uma forma não controversa (que possa ser aplicada a todos os campos) de tudo tem eludido aos maiores conhecedores.
Os gregos antigos tinham duas palavras para o tempo: chronos e kairos. Enquanto o primeiro refere-se ao tempo cronológico (ou sequencial) que pode ser medido, esse último significa "o momento certo" ou "oportuno": um momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece. Em teologia descreve a forma qualitativa do tempo (o "tempo de Deus"), enquanto chronos é de natureza quantitativa (o "tempo dos homens").
(texto fonte:wikipédia)
Dentro desta breve explicação acima acerca do tempo, podemos ainda nos referimos ao tempo  como a seqüência  de fatos em nossa vida, por esta razão temos a necessidade de coordenarmos o nosso tempo.
Assim como Salomão descreve que ha um tempo pata todas as coisas e elas ocorrem sucessivamente, da mesma forma vemos em nossa vida diária  a seqüência de muitas atividades, o que  temos isto como uma  rotina, ou seja, coisas que acontecem regularmente.
Por esta razão mesma Deus estabeleceu  o tempo, dando ao homem condições de se orientar pelo tempo, em meio as suas muitas ocupações.
Assim sendo o homem se orienta  por dias, semanas, meses e anos  sucessivamente.

II- Dedicando ao Senhor
Embora exista varias atividades,  que o homem realiza para o seu próprio proveito, é necessário dispor de um certo para Deus, por esta razão mesma vemos Deus no antigo testamento  estabelecendo um dia de  descanso, o sábado,
Durante a semana, as pessoas poderiam trabalhar, realizar os seus afazeres, mas no sétimo dia deveriam descansar, sobretudo servir ao Senhor neste dia.
Nos dias atuais não há mais necessidade desta norma, visto que  esta determinação de Deus  é para os judeus, todavia se estabeleceu por tradição que o domingo é considerado o dia do Senhor.
Levando em conta que nos dias atuais a vida é muito corrida é necessário dedicarmos  um dia , um tempo pára Deus, para estudo da sua Palavra, para cultuarmos o seu nome.
De uma forma mais plena devemos  ter a cada  dia, em meio ao nossos afazeres algum tempo para Deus,  tempo para  lermos a Bíblia, para orarmos.

III- Planeje o seu tempo
Mordomia do Tempo
Como administrar algo sobre o qual não temos qualquer controle?
Se você sabe, por exemplo, o quanto vai ganhar no final do mês, você pode fazer um planejamento de gastos, para não se individar, nem ter dificuldades para pagar suas contas. Mas quanto ao tempo, como administrá-lo? Se ao menos soubéssemos quanto tempo ainda nos resta!
É justamente por saber que o futuro é imprevisível, que devemos administrar da melhor maneira o tempo presente.
Do passado, a gente adquire experiência. Do futuro, a gente nutre expectativas. E do presente a gente busca tirar o melhor proveito, para que não tenhamos do que nos arrepender amanhã.
* O Passado
O passado deve ser considerado como um professor, cujas lições devem ser aprendidas e utilizadas no presente e no futuro. Porém, não há como reviver ou recuperar o tempo perdido.
Há algo no passado que deve ser esquecido, deixado para trás. Não devemos, por exemplo, permitir que nossos fracassos passados nos impeçam de tentar novamente. Nem viver reféns da saudade de sucessos passados.
Porém, aprende-se muito, tanto com os acertos, quanto com os erros. Suas lições devem ser constantemente relembradas e aplicadas para se evitar fracassos futuros.
O sábio Salomão nos adverte:
“Não digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Pois nunca com sabedoria isto perguntarias”.
Eclesiastes 7:10
O saudosismo nos prende a um passado impossível de se reviver. Já a culpa nos prende a um passado impossível de se consertar. Temos que adotar a mesma postura de Paulo ao dizer: “Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo” (Fp.3:13b-14a).
Se quisermos avançar rumo a um futuro promissor, temos que ser alunos do passado, mas jamais seu refém.
* O Futuro
Nossa relação com o futuro deve ser de planejamento e expectativa. Porém, deve-se ter cuidado para que nosso planejamento não se torne em presunção, e nossa expectativa não se torne em ansiedade. Tiago nos deixa uma importante advertência:
“E agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. Ora, não sabeis o que acontecerá amanhã. O que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”. Tiago 4:13-15
Portanto, todos os nossos planos devem ser submetidos ao crivo do Senhor. Temos o direito de planejar e de nos preparar para o que virá. Mas não podemos ser presunçosos. “Ao homem pertecem os planos do coração, mas do Senhor procede a resposta da língua” (Pv.16:1). “O coração do homem propõe o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos” (Pv.16:9).
É a vontade de Deus que deve sempre prevalecer em nossas vidas.
Antes de executarmos qualquer plano, por melhor que seja, devemos consultar ao Senhor, buscando descobrir o que Lhe é agradável (Ef.5:10).
Alguém já disse que “quem falha em planejar, está planejando falhar”.
Não se pode brincar com o futuro. Pois antes que a gente perceba, ele se torna presente...e, finalmente, passado. Por isso, é melhor planejar, do que sacrificar o que jamais poderemos reaver.
Se Deus fosse contrário ao planejamento, as Escrituras não diriam: “Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus planos serão estabelecidos” (Pv.16:3).
Assim como planejamento pode tornar-se presunção, se não o submetermos a Deus, nossas expectativas quanto ao futuro podem tornar-se ansiedade.
Todo ansioso deseja que as coisas ocorram antes do tempo deter-minado. A expectativa é gerada pela certeza de um futuro melhor. A ansiedade é filha das incertezas.
Jesus disse:
“Qual de vós poderá, com as suas preocupações, acrescentar uma única hora ao curso da sua vida? (...) Portanto, não andeis ansiosos pelo dia de amanhã”. Mateus 6:27,34a
A cura para a ansiedade é a fé. É pela fé que sabemos que “tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Ecl.3:1). Portanto, não adianta tentar apressar as coisas. No tempo certo determinado por Deus, elas acontecerão.
Pedro declara em sua epístola:
“Humilhai-vos, portanto, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte. Lançai sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. 1 Pedro 5:6-7
Assim como há um tempo para a humilhar-nos perante Deus, há o tempo de sermos exaltados por Ele.

V-Tenha equilíbrio
* Vivendo o Hoje
O salmista afirma: “Todos os dias que foram ordenados para mim, no teu livro foram escritos quando nenhum deles havia ainda” (Sl.139:16b). O Senhor conhece o futuro tão bem quanto o presente e o passado. Nossos dias já foram previamente ordenados.
Porém, isso não significa que devemos viver pródiga e irresponsavelmente. Lembremo-nos que “Deus pede conta do que passou” (Ec.3:15b).
Assim como fazemos com os recursos financeiros, devemos “contabilizar” o tempo. Deveríamos fazer a mesma oração do salmista: “Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos coração sábio” (Sl.90:12). Neste texto “contar” significa “contabilizar” ou “administrar”. Portanto, temos que aprender a administrar nossos dias, a fim de que nos tornemos sábios.
O tempo não nos foi dado para ser gasto, mas para ser aproveitado. Tempo gasto é tempo disperdiçado com atividades infrutíferas ou danosas. Tempo aproveitado é aquele em que usamos cada oportunidade para fazer o bem.
“E não nos cansemos de fazer o bem, pois a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé”. Gálatas 6:9-10
É triste olhar para trás, e verificar o quanto tempo já disperdiçamos.
Quando jovens, achamos que temos todo o tempo do mundo, e por isso, não nos preocupamos e aproveitá-lo bem.
Observe o conselho que a Bíblia dá aos mais jovens:
“Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento”.
Eclesiastes 12:1
Quando menos esperamos, a velhice chega, e nosso tempo neste mundo se abrevia.
Infelizmente, muitos parecem estar dormindo, e com isso, estão “matando” o tempo. Para esses, vale a recomendação de Paulo: “E fazei isto, conhecendo o tempo. Já é hora de despertarmos do sono” (Rm.13:11a).
Quem mata o tempo, pode estar ferindo a eternidade.
Em outras palavras, a maneira como gastamos nosso tempo, vai determinar o galardão que receberemos na eternidade.
Afinal, “todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal” (2 Co.5:10).
“Portanto” recomenda o apóstolo, “vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo” (Ef.5:15-16a).
(texto fonte: Hermes C. Fernandes)

Conclusão
Conceitos errôneos acerca do tempo.
Alguns erros devem ser evitados em nosso dia a dia

a) Para onde foi o tempo?
Não é que o tempo não deu, mas nós é que não fizemos o que tínhamos para fazer no tempo que nos era disponível; ou seja não fomos eficazes.

b) O tempo voa.
O tempo não voa, mas passa depressa demais para os que não o aproveitam com inteligência e sabedoria.

c) Não tenho tempo.
Não devemos ter tempo para coisas que não visam com a santidade exigida por DEUS para nossas vidas, mas para DEUS e sua obra sempre devemos reservar o melhor de nosso tempo.

d) Matar o tempo.
Realmente é matar, é destruir o espaço de tempo precioso que nos cabe para realizarmos grandes obras para DEUS, não fazendo nada de proveito, muito pelo contrário, deixando de fazer o que era necessário fazer.
(texto fonte: EBdweb.com.br)

Colaboração para Portal Escola Dominical – Prof. Jair César S. Oliveira
fonte http://www.portalebd.org.br/