ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 8 - Revista da Editora Betel



AULA EM 25 DE MAIO DE 2014 – LIÇÃO 8
(Revista: EDITORA BETEL)

COMPLEXO DE CULPA, O TORMENTO DA ALMA HUMANA

Texto Áureo: 2 Coríntios 12.7
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição procure ensinar os alunos a misericórdia de Deus, pois muitos se afligem com seus complexos de culpa, por não conhecerem essa misericórdia. Eu notei na lição que a interpretação das referências sobre o espinho na carne de Paulo, estão horrivelmente forçadas a dizerem o que o comentarista quer que elas digam.
“constante cobrança interna”, essa situação é propícia para o inimigo lançar dúvidas nos corações dos servos de Deus. a pessoa perde até a certeza da salvação devido ao sentimento de culpa. Claro que o problema é resultado e um abalo na fé devido a falta do conhecimento de cristo para saber que ele perdoa os pecados.
- “bem estar da vida cristã”, o bem estar da vida cristã é a paz com Deus que resulta na certeza da salvação. O pecado ou a falta de fé pode levar a isso.
“através do arrependimento”, através do arrependimento ele adquiri o perdão e com o perdão vem a certeza da salvação que dá alegria.
_______________________________________________
1. ARREPENDIMENTO, UMA DECISÃO NECESSÁRIA.
- “como se nada houvesse acontecido”, jogando a sujeira para debaixo do tapete, guardando o problema que com certeza aparecerá no futuro.
- “sentimentos negativos relacionados”, esses sentimentos negativos são relativos ao fato da pessoa não ter se perdoado.

1.1. Como age a culpa?
“crer que jamais se livrará”, fazendo com que ele perca a esperança de se ver livre. Quando a pessoa perde a esperança ela para de lutar.
- “estará fadado a viver”, quer dizer que ele estará condenado, como uma consequência de não superar esse problema.
“não o permite se esquecer”, o pecado uma vez perdoado deve ser esquecido, pois a sua lembrança pode acarretar na retomada da culpa.

1.2. Inerte ao arrependimento
- “inércia ao arrependimento”, é a característica da matéria de permanecer em repouso. Se refere à pessoa que não se move na direção do arrependimento, tenta colocar um pedra no assunto ignorando-o.
“culpa produz uma série de sentimentos”, por se sentir culpada a pessoa se sente também envergonhada e por isso não se abre para conversa sobre o assunto.

1.3. Peculiaridades importantes do complexo de culpa
“produz arrependimento”, esse tipo de reação é boa e pode levar a pessoa a se livrar do complexo de culpa.
- “culpa Teológica”, parece se referir a culpa definida pelo conhecimento da Palavra de Deus.
“seguida de confissão”, após o reconhecimento do pecado o próximo passo deve ser a confissão, o reconhecimento do erro só produz algo se houver confissão.
“decepção profunda”, a decepção é o sentimento de ter sido enganado por ter acreditar em algo ou alguém.
“autocondenação”, é a pessoa condenando a si mesma, isso a impede de se envolver em projetos relevantes por não se achar digna.

2. DETECTANDO O COMPLEXO DE CULPA
“interferência em nosso comportamento natural”, se refere às mudanças do estado psicológico sem uma razão aparente, pode ser o indício de um problema.

 2.1. O complexo em Paulo
- “completamente esquecidos por Ele (Hb 8.12)”, professor(a), é importante ler essa referência de Hebreus, pois muitos não se perdoam por não saberem ou não acreditarem que Deus nos perdoa.
- “que saiamos da nossa idiossincrasia”, idiossincrasia significa a maneira particular de cada um agir e ver as coisas. A proposta aqui é que deixemos nossa maneira particular de julgar as coisas e passemos a buscar a verdade contida na Palavra de Deus.

2.2. O relato de Paulo
- “como um espinho na carne em relação ao que cometeu no seu passado tenebroso (At 8.1 e 3)”, perdoe-me amado(a) professor(a), mas eu não posso e não quero concordar com essa interpretação, pois em nenhum momento o texto dá a entender que o espinho na carne se refere a lembranças do passado e de um possível sentimento de culpa.

2.3. O espinho na carne
“como que se um espinho o estivesse ferindo”, infelizmente essa afirmação é tendenciosa e a comparação é pobre. Conduz a pessoa a achar que o texto se refere a algo que na verdade não está se referindo.
Paulo é um dos maiores referenciais, depois de Cristo, e dizer que ele teve complexo de culpa, é uma tentativa ridícula de tentar fazer parecer normal uma coisa que não é. Paulo se lamentava de ter perseguido o povo de Deus, mas isso nunca o impediu de fazer uma grande obra.
______________________________________
3. AÇÃO DE CRISTO JESUS
- “se essa era a resposta por que ele esperava”, obviamente Paulo não esperava essa resposta, porque ele não orava nesse sentido, ele orava para que seu problema fosse afastado 2 Coríntios 12.8. Mas recebeu aquela resposta para saber que alguns problemas não serão afastados porque são reguladores da nossa vida espiritual. Paulo aprendeu que o Senhor nos enche de Sua graça para que possamos viver em meio aos problemas e sermos vencedores.

3.1. A ação do Espírito Santo
- NÃO É POSSÍVEL CONTINUAR DEVIDO AOS ERROS NA HERMENEUTICA DA LIÇÃO (os erros na interpretação dos textos usados)

3.2. O poder aperfeiçoado
- ...

3.3. Anelo pela comunhão com Deus
- ...
______________________________________
CONCLUSÃO
- ...

Boa aula!

Marcos André – editor
Alexandre Teixeira Mendes – colaborador

Juliane Souza - colaboradora fonte  http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/